Relativo às Oficinas de formação acreditadas: Change Makers – Dinamização de projetos científicos e tecnológicos em espaços maker / Change Makers – Dinamização de projetos comunitários educativos.

Registos: CCPFC/ACC-120157/23 e CCPFC/ACC-113069/21

Modalidade: Oficina de formação acreditada
Regime de frequência: Presencial
Datas Presenciais: ver edições abertas abaixo*
Local: ver edições abertas abaixo*
Destinatários: Todos os professores dos Ensinos Básico e Secundário e professores de Educação Especial
Acreditação no domínio Científico-Pedagógico: Grupos 230, 420, 500, 510, 520, 540, 550
Nº de horas acreditadas: 50h (25h presenciais + 25h autónomas)
Entidade Formadora: NUCLIO

*  Podemos levar esta oficina à sua escola / região, caso haja um número suficiente de professores interessados.

Quer requisitar uma nova edição desta formação para a sua escola? Contacte-nos através do seguinte formulário:

Formação Change Makers - SoundScapes

Já se imaginou a ouvir as estrelas ou a ensinar as escalas do Universo através do som? Já imaginou experienciar a evolução histórica da humanidade dando primazia ao seu sentido de audição? 

Esta formação tem como objetivo capacitar professores na área da transição digital através do desenvolvimento de competências maker relacionadas com a sonificação de dados. A sonificação (transformação de dados em som e música) permite enriquecer a aprendizagem dos alunos, não só com o desenvolvimento de competências chave para o séc. XXI mas, através da inclusão de uma componente artística que promove um maior envolvimento e motivação para a aprendizagem. O som é uma linguagem universal que apela ao lado emocional do ser humano. A combinação desta componente com a aprendizagem académica abre as portas a uma nova forma de os alunos se relacionarem com a sua aprendizagem.

Esta formação pretende ainda promover a implementação de metodologias interdisciplinares e centradas no aluno, como o Design Thinking em educação, as competências maker (como a eletrónica e a programação) e avaliação inovadora dos alunos. A formação enfatiza práticas orientadas para o desenvolvimento de competências chave nos alunos através de uma abordagem STEAM criativa e motivadora centrada da produção de som e de música para a exploração de dados com uma forte componente artística.

Além disso, esta ação formativa oferece aos professores a possibilidade de trabalharem de forma interdisciplinar no desenvolvimento e concretização de projetos colaborativos, recorrendo a tecnologias inovadoras, como a modelação e impressão 3D, corte e gravação a laser e robótica e computação*. Com o apoio personalizado e contínuo da equipa de formação, os formandos terão a possibilidade de envolver os seus alunos no desenvolvimento de projetos com um impacto positivo na comunidade.

* considerando os equipamentos disponíveis.

Objetivos:

Esta ação de formação pretende promover junto dos formandos proficiência no desenvolvimento de projetos maker, utilizando abordagens centradas no aluno, práticas de inclusão, interdisciplinaridade e colaboração, sob o tema da sonificação de dados. Mais especificamente, os objetivos são:

  • Apoiar os professores no desenvolvimento de projetos recorrendo a competências Maker, tendo em conta as abordagens e práticas centradas no aluno.
  • Desenvolver competências maker direcionadas à produção de som e música através da utilização de técnicas de sonificação de dados, utilização de sensores e de programação com forte componente criativa.
  • Promover metodologias centradas no aluno e práticas de avaliação inovadoras.
  • Fomentar práticas que promovam a inclusão, a utilização do Universal Design for Learning (UDL) e a interdisciplinaridade.
  • Incentivar práticas colaborativas e interdisciplinares entre professores.
  • Promover a partilha de experiências e a reflexão sobre as melhores práticas conseguidas na ação de formação.

Conteúdos da Ação:

  1. Introdução ao tema da sonificação de dados.
  2. Introdução a metodologias de ensino/aprendizagem centradas no aluno (Design Thinking e Inquiry e as vantagens da sua utilização na aprendizagem). 
  3. Metodologias inovadoras em avaliação.
  4. Competências Maker: Explorar a eletrónica, programação, robótica e modelação e impressão 3D, entre outras competências com valor para a aprendizagem e desenvolvimento de projetos.
  5. A interdisciplinaridade, a colaboração e a importância da abertura da escola à comunidade – Open Schooling.
  6. Desenvolvimento projetos de sonificação de dados recorrendo técnicas e tecnologias Maker.
  7. Apresentação e discussão dos projectos realizados.
  8. Reflexão final dos principais temas da oficina e das boas práticas alcançadas.

Edições abertas: