A equipa do NUCLIO

Rosa Doran

Rosa Doran

Presidente do Conselho Executivo do NUCLIO

Rosa Doran é uma das fundadoras do NUCLIO e é ainda Chair do Galileo Teacher Training Program, vice-presidente do Conselho Executivo do Global Hands-on Universe, Chair do Grupo Lusófono de Astronomia para o Desenvolvimento e Chair do Painel de Educação do COSPAR.
Desde a infância que é fascinada pela astronomia e pelas maravilhas do Universo, o que a levou a licenciar-se e a fazer um mestrado em Física e a estudar Buracos Negros. É doutorada em Ensino das Ciências pela Universidade de Coimbra e especialista em formação de professores e inovação em educação.
Rosa é também uma comunicadora de ciência apaixonada e inspiradora, que abraça o objetivo de tornar este mundo um lugar melhor através de uma educação inclusiva e sem fronteiras.

Carlos Antunes Santos

Carlos Antunes Santos

Presidente do Conselho Permanente do NUCLIO

Carlos Santos é um dos fundadores do NUCLIO e é formador certificado.
Apaixonado pela ciência e pelo Universo desde a infância, tem um mestrado em Astrofísica e estudou o meio interestelar e a formação de estrelas. É também especialista em Tecnologias de Informação sendo responsável pela manutenção dos sites do NUCLIO. Adora observar o céu e é frequente encontrá-lo a olhar para as estrelas, perdido em conjeturas complexas! Maneja com facilidade os telescópios e tem uma paciência infinita para responder a qualquer questão sobre ciência e astronomia.

Priscila Doran

Priscila Doran

Coordenadora de projetos do NUCLIO e cofundadora do NUCLIO Trust

Formadora certificada, Priscila tem um mestrado em Biologia e uma pós-graduação em psicologia da educação. É fascinada pelo comportamento dos seres vivos, em especial dos humanos. É a consultora de psicologia educacional do NUCLIO e coordenadora do Maker Space “Change Makers”. Acredita que a educação é um pilar fundamental para o futuro e sonha com uma educação positiva e inclusiva na qual cada ser humano encontra os ingredientes necessários para crescer. Adora todas as formas de arte, coordenando projetos interdisciplinares onde a arte se liga às ciências, acredita numa avaliação pedagógica justa e equitativa e colabora no design de materiais criativos do NUCLIO.

Maria Luísa Almeida

Maria Luísa Almeida

Coordenadora do Centro de Formação do NUCLIO

Maria Luísa é um dos membros fundadores do NUCLIO. Tem uma vasta experiência em formação de professores, participa como coordenadora e no desenvolvimentos de conteúdos de muitos dos nossos projetos, e coordena muitas das ações de divulgação em astronomia do NUCLIO. Mestre em Física, no ramo da Física Nuclear/Astrofísica, leccionou durante muitos anos Matemática e Física no Ensino Superior. A par da paixão pela Astronomia, a Educação ganhou um lugar especial nos seus interesses. Deseja uma escola inclusiva, aberta para a comunidade, onde se aprende com sofreguidão e se ensina com amor.

Ana Costa

Ana Costa

Coordenadora de projetos e relações públicas do NUCLIO

Ana Costa é um elemento fundamental em qualquer evento organizado pelo NUCLIO. Quer se trate um curso de formação de professores ou de um grande festival, é ela que comunica com todos os participantes e trata de tudo o que é necessário. Não é por acaso que é o membro do NUCLIO que toda a gente conhece e que todos elogiam! Ana coordena as campanhas de pesquisas de asteroides da International Astronomical Search Collaboration (IASC) realizadas para o NUCLIO e é professora aposentada de Física e Química. Tem duas licenciaturas, uma em Química Orgânica e Bioquímica e outra em Química ligada à educação.

Gustavo Rojas

Gustavo Rojas

Coordenador de projetos do NUCLIO e especialista em divulgação de astronomia

Gustavo é especialista em Ensino das Ciências e também um grande comunicador de astronomia, tendo participado ativamente em ações de divulgação, como apresentador e consultor de programas e eventos científicos. Faz parte da comissão organizadora das Olimpíadas de Astronomia em Portugal, e foi o representante do Brasil na rede de divulgação científica do Observatório Europeu do Sul (ESO). É licenciado em Física, com mestrado e doutoramento em Astronomia, e acredita que a astronomia tem um papel fundamental para a humanidade, tanto a nível intelectual como emocional. Afinal, perceber o quão pequenos somos numa perspectiva cósmica deixa em nós uma marca!

Sara Anjos

Sara Anjos

Coordenadora de projetos do NUCLIO

Sara licenciou-se em Astronomia e tem mestrado em Educação em Ciência estando a fazer um doutoramento. As suas áreas de investigação centram-se nos Estudos Ciência-Tecnologia-Sociedade, em particular no envolvimento do público com a Astronomia. É membro ativo de vários grupos de investigação ligados à ciência e à educação, colabora com o PLOAD, é representante nacional do E-ROAD (Centro Europeu de Astronomia para o Desenvolvimento) e co-chair do Grupo de Trabalho de Inclusão e Diversidade da Sociedade Europeia de Astronomia. Sara é especializada em atividades formativas, para crianças e adultos, e na concepção de planos estratégicos para melhorar a qualidade da aprendizagem.

Leonor Cabral

Leonor Cabral

Criação de conteúdos e de material didático do NUCLIO

A Leonor é um dos membros mais criativos do NUCLIO e tem sempre novas ideias fantásticas para o ensino das ciências. Licenciada em Física e mestre em ensino de Astronomia, é formadora e especialista em divulgação no NUCLIO. É também professora aposentada de Física e Química. Há alguns anos, entrando na sua sala de aulas, podíamos ver uma forma enorme representando um pedaço do Sol e todos os planetas em órbita à escala real. E isto é apenas um pequeno exemplo de todas as coisas fantásticas que ela consegue criar!

José Saraiva

José Saraiva

Criação e desenvolvimento de conteúdos do NUCLIO

José Saraiva é licenciado em Geologia e mestre em Geo-recursos. É o nosso especialista em geologia marciana, e está sempre a par das últimas novidades de Marte. Tem sido a fonte de muitas das publicações do Portal do Astrónomo e tem sempre novas ideias para artigos, palestras e exposições. É também tradutor de ficção, adora livros, cinema e ouvir música. Sempre bem disposto, tem um apurado espírito crítico e muita imaginação. Sonha com meteoritos e crateras, mas, quando está acordado, contribui com o seu trabalho e as suas ideias para uma sociedade mais consciente e informada através da educação.

Teresa Direitinho

Teresa Direitinho

Coordenadora editorial do NUCLIO

Teresa estudou Ciências Geofísicas e fez formação em análise de sistemas informáticos onde se começou a interessar por Multimédia. Coordenou formação profissional (Design e Multimédia) e trabalhou com a equipa de linguística computacional da ReadSpeaker no apoio para a língua portuguesa. No NUCLIO, é responsável pela comunicação editorial, tendo a seu cargo os comunicados de imprensa, notícias, redes sociais e o conteúdo e design de muitos dos nossos sites oficiais (incluindo este). Dá apoio à tradução para português de materiais dos diversos projetos, coordena o Portal do Astrónomo e traduz as notícias aí publicadas. Colabora também no design de material de comunicação. Adora viajar e tem paixão pela leitura e pela escrita. Já publicou 2 livros (romance e contos) com o terceiro a caminho!

Álvaro Folhas

Álvaro Folhas

Desenvolvimento de projetos do NUCLIO e divulgador

Álvaro é um apaixonado pela astronomia e um excelente comunicador. Professor de Física, coordena clubes de ciências e foi pioneiro em educação inovadora. Fez mestrado em Ensino de Física e está a fazer doutoramento em Ciências da Educação. Álvaro junta a ciência à música compondo temas sobre matérias escolares para captar a atenção dos alunos e aumentar a retenção de conhecimento. Tem também feito um excelente trabalho na criação de vídeos e outro material de ensino e divulgação. O seu sonho é ver as novas gerações atraídas pela ciência, para uma sociedade mais informada, com valores humanitários e respeito pelo planeta. Acredita que a astronomia pode ajudar a realizar esse sonho, despertando em nós um sentimento de admiração pelo Universo que nos rodeia.

Lúcia Folhas

Lúcia Folhas

Colaboradora do NUCLIO

Lúcia colabora com o NUCLIO e tem um papel extremamente importante na gestão dos conteúdos. É a nossa principal tradutora, colaborando no desenvolvimento dos recursos educativos para quase todos os nossos projetos. Está também a ajudar a criar o repositório de recursos do NUCLIO, que estará pronto brevemente. Lúcia sonha com um século XXI informado e educado, apoiando com o seu trabalho a missão da NUCLIO: um mundo sem fronteiras e sem barreiras para a educação e onde a literacia científica e o pensamento crítico façam parte da vida humana.

José Gonçalves

José Gonçalves

Desenvolvimento de projetos do NUCLIO

José Gonçalves é licenciado em Física com mestrado em Ensino da Física e está a fazer um doutoramento em Divulgação e Ensino das Ciências. Professor de Física e Química, tem sempre muitas formas divertidas de envolver os alunos, iniciando muitas vezes as suas aulas com um jogo para que os alunos possam analisar a matemática e a física relacionadas. Nunca lhe faltam ideias sobre inovação no ensino das ciências, colaborando com o NUCLIO no desenvolvimento de conteúdos para os projetos. Adora tirar fotografias, em especial selfies, e é a razão pela qual a equipa do NUCLIO tem sempre tantas selfies nos eventos em que ele participa!

Nelson Correia

Nelson Correia

Coordenador de projetos do NUCLIO

Nelson desenvolve conteúdos para o NUCLIO e é coordenador do projeto Dark Skies Rangers, que pretende combater o problema da poluição luminosa através da sensibilização da comunidade educativa e das comunidades locais. É também professor de Física e Química e formador de professores nas áreas da física, química e inovação em educação. Na sua escola, coordena os projetos Eco-Escolas, Erasmus+ e LabMaker. Nelson é licenciado em Bioquímica com mestrado em Engenharia Sanitária. Adora Astronomia e observar o céu noturno, mas tem muitas outras paixões. Podemos passar horas a conversar com ele sobre ciência, música, viagens e muitos outros temas interessantes!

Joana Latas

Joana Latas

Coordenadora de projetos do NUCLIO

Joana é doutorada em História das Ciências e Educação Científica pela Univ. de Coimbra, com mestrado em Ciências da Educação e licenciatura em Matemática e Ciências da Computação pela Univ. de Évora. É professora de matemática, investigadora no Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Univ. de Évora (CIEP-UE) e formadora certificada. A vasta experiência em projetos de inovação educativa e de comunicação científica em Portugal, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe despertou-a para perspetivas sociais e culturais da matemática que tem levado para a sala de aula nos vários níveis de ensino. No NUCLIO, além de coordenadora de projetos, desenvolve recursos educativos que entrelaçam ciência e cultura. Coordena o PLOAD e é a nossa representante na Associação Espaço Ciência Sundy, tendo estado na génese do primeiro local dedicado à educação científica não formal na ilha do Príncipe.

David Sousa

David Sousa

Desenvolvimento de projetos do NUCLIO

Licenciado em Física e mestre em Ciência Cognitiva, a finalizar um segundo mestrado em Antropologia, David é investigador nas áreas da biofísica, psicologia, cognição social, e antropologia. Tem vasta experiência em educação como explicador de matemática e de físico-química. Faz parte integrante da equipa do NUCLIO na coordenação de projetos na área da inovação em educação, com um interesse especial nas humanidades, em particular, na filosofia e na ecologia ambiental e humana. Acredita que o sentido da educação, como meio para o desenvolvimento pessoal e social, reside na esperança e no desejo essenciais de vivermos numa sociedade mais justa e harmoniosa para todos os seres.

Vinícius Oliveira

Vinícius Oliveira

Coordenador de projetos do NUCLIO

Vinicius é doutorado em Física, na área de Astronomia e Astrofísica, com grande experiência como professor de Física, Astronomia e Matemática, desde o ensino secundário até ao mestrado. Possui também experiência observacional, em espectroscopia e fotometria em diversos observatórios astronómicos profissionais, e em observações de divulgação científica. Vinicius é apresentador de um podcast de debate científico e membro do NUCLIO, onde participa em diversos projetos, com destaque para o PLOAD e o Change Makers. É também membro ativo da IAU participando em comissões de ensino e de divulgação científica. Através da sua experiência pessoal e profissional, Vinicius percebeu que a educação é a base mais forte para o desenvolvimento pessoal e de uma sociedade.

Joana M. da Silva

Joana M. da Silva

Coordenadora de comunicação do NUCLIO

Joana começou por ser nossa estagiária e é agora coordenadora de comunicação do NUCLIO. É responsável pelo material de comunicação, colaborando também no seu design, bem como pelos planos de disseminação de alguns projetos, pelo design de newsletters e pela criação de conteúdos para as redes sociais. Também colabora nas traduções de conteúdos para inglês. Joana é bióloga, mestre em Ecologia, focando-se principalmente em poluição e ambientes marinhos. De momento, está a terminar um segundo mestrado em Comunicação de Ciência e faz parte de várias iniciativas de comunicação científica, como o Pint of Science. Apesar das suas raízes ligadas à ciência, interessa-se também por arte, particularmente por design e fotografia.

Mário Ramos

Mário Ramos

Contabilista e divulgador do NUCLIO

Mário é o nosso contabilista e um fabuloso astrónomo amador que aproxima o céu noturno e o Sol do público. Tem um profundo conhecimento do céu e das técnicas de observação com telescópios e está presente em quase todos os eventos de astronomia do NUCLIO, apontando para o céu e explicando todos os seus detalhes. Mário é militar aposentado com vários cursos na área Militar. É apaixonado pelo Sol e pelos eclipses solares totais e adora observar as estrelas, estudar o Universo, aprender com o passado e poder contribuir para a construção de um futuro melhor para todos.

Juliana Gongora

Juliana Gongora

Colaboradora do NUCLIO

Juliana é publicitária e está a fazer uma pós-graduação em Gestão de Projetos. O seu trabalho é dar visibilidade a cientistas e a projetos relevantes, ligando-os a empresas e eventos. Por esta razão, tem feito um trabalho de relações públicas para o NUCLIO tentando envolver grandes empresas com os nossos projetos e atividades. Juliana é uma visionária e a sua cabeça está cheia de ideias fantásticas. Sonha em viajar pelo mundo e tem o propósito de fazer o elo entre a sociedade e a ciência para que todos os seres humano possam ter acesso a ela.