A Organização

NUCLIO - Núcleo Interativo de Astronomia e Inovação em Educação

NUCLIO, fundado em 2001, é uma associação sem fins lucrativos e Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, constituída por um grupo de cientistas, investigadores, professores e formadores, especializados em diferentes áreas científicas assim como nas áreas da psicologia da educação e do ensino das ciências.

Missão

A missão do NUCLIO é levar a inovação e desenvolvimento na educação a todas as partes do mundo e promover a diversidade, a inclusão e uma educação holística e envolvente para todos. Acreditamos que a educação é a ferramenta mais poderosa que o ser humano tem para oferecer aos jovens uma forma de vida responsável, tolerante e informada. Desde o início, a Astronomia tem sido um veículo de eleição para a concretização desta missão.

A nossa missão traduz-se no desenvolvimento de várias áreas de intervenção, com ligações cruzadas, que incluem:

Formação de professores

  • O NUCLIO é uma entidade formadora certificada pelo CCPFC – Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, oferecendo formação acreditada a professores de todo o país.

  • O NUCLIO coordena o Galileo Teacher Training Program (GTTP), uma rede de formação de professores a nível mundial nascida no Ano Internacional da Astronomia (2009), e que permanece como legado dessa iniciativa. Desde 2009, o GTTP já formou mais de 70.000 professores em cerca de 120 países.

professores formados

países

Inovação em educação

Formação de professores em Portugal - trabalho de grupo.
Evento Europlanet.
Formação de professores no Benin.
Formação de professores na Grécia.
Formação de professores nos Açores.
Formação de professores na Madeira.
Formação na Ilha do Príncipe.
Formação em Portugal.

Astronomia para o desenvolvimento

  • O NUCLIO coordena o Portuguese Language Office of Astronomy for Development (PLOAD), uma iniciativa da União Astronómica Internacional (UAI/IAU), que reúne parceiros dos países de língua oficial portuguesa, e que tem como objetivo a utilização da Astronomia como veículo para a promoção do desenvolvimento.
PLOAD na IAU GA 2018.
A Língua Portuguesa na Astronomia, evento online.
Observação do céu em São Tomé e Príncipe

Divulgação científica

  • O NUCLIO intervém ainda na área da divulgação científica, com especial destaque para a Astronomia e Astrofísica, realizando workshops e palestras para o público em geral, cafés ciência e sessões de observação do Sol e do céu noturno. O NUCLIO promove ainda a investigação científica na sala de aula, envolvendo os alunos na descoberta de asteroides, procura de planetas extrassolares, luta contra poluição luminosa, entre outros temas. Mantém também, desde o seu nascimento, o Portal do Astrónomo, um site de divulgação científica, com informação de qualidade em português.
Observação do céu noturno com telescópios, em Cascais.
Rosa Doran numa ação de divulgação do NUCLIO.
O NUCLIO nas escolas Portuguesas.

Um apontamento da nossa história

O NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia – foi fundado em 2001 por um grupo de astrónomos, astrofísicos e astrónomos amadores que tinha o sonho de mudar o mundo através da Astronomia. Este sonho levou a equipa a realizar inúmeros eventos de Astronomia, desde cafés ciências, observações do céu, palestras nas escolas, realização de projetos de investigação com alunos, formação de professores, etc.  Este caminho levou naturalmente o NUCLIO para o mundo da educação e fez-nos compreender o poder que tem na construção do futuro comum.

Foi por este motivo que, em 2021, o NUCLIO mudou a sua designação para NUCLIO – Núcleo Interativo de Astronomia e Inovação em Educação – por forma a tornar mais clara a importância que a educação passou a ter na atividade do NUCLIO.

O NUCLIO promove a formação de professores em Portugal desde 2001. Em 2010, o NUCLIO criou o seu centro de formação e passou a oferecer formação certificada para docentes em Portugal. Desde então, toda a equipa se une num esforço comum de fazer o melhor pela educação, não apenas em Portugal, mas num mundo no qual nenhum de nós vê fronteiras.

O estatuto de Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) permitiu ao NUCLIO obter o apoio das seguintes entidades, através dos respetivos programas de apoio a entidades sem fins lucrativos (non-profit):

Microsoft - logo
Zapier - logo
Slack - logo
Miro - logo
 Grammarly logo