SoundScapes - Sonification Environments for STEAM Learning - logo

Financiado pela União Europeia. Grant Agreement nº 2023-1-PT01-KA220-SCH-000156428.

Duração: dezembro de 2023 – janeiro de 2026

Co-funded by the European Union

Financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as dos autores e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.

O projeto SoundScapesSonification Environments for STEAM Learning – propõe uma abordagem STEAM inovadora com ênfase nas Artes, onde os alunos projetam e usam um ambiente de sonificação, que converte dados numéricos relacionados com os currículos escolares em som. Esta abordagem visa aumentar o envolvimento e motivação dos alunos e promover um ambiente inclusivo, onde aprendem através da exploração do sentido auditivo (especialmente relevante para deficientes visuais) e comunicam e estabelecem ligações através da linguagem universal que é a Música.

O projeto oferece oportunidades de formação e workshops para que professores e alunos possam implementar e apoiar o design, construção e aplicação de ambientes de sonificação. O objetivo é ampliar o perfil de competências e a preparação digital, desenvolvendo habilidades em programação, eletrónica, sensores, microcontroladores, etc., e aumentar a motivação e interesse pela escola e pelas áreas de STEAM. Um ambiente online irá apoiar e promover os valores globais de criador (maker) e de Cidadania Europeia, incentivando a partilha de projetos, desafios e soluções entre os grupos dos vários países participantes.

Coordenação: InovLabs (Portugal)

Parceiros: NUCLIO (Portugal), Ellinogermaniki Agogi (Grécia), Universidade de Deusto (Espanha).

Mais informação no site do projeto:
https://soundscapes.nuclio.org/