Divulgação

A génese do NUCLIO resultou da constatação, no inicio deste século, de que não existiam fontes com informação de qualidade em português nas áreas científicas e em particular na área da Astronomia e Astrofísica. Nasce assim o Portal do Astrónomo que através de várias transformações se mantém vivo e atual até ao presente.

Portal do Astrónomo

Visite o Portal e fique a par das últimas novidades da Astronomia

O NUCLIO tem vindo a realizar ações de divulgação científica junto das comunidades, um pouco por todo o país, participando em iniciativas como a Astronomia no Verão do programa Ciência Viva e organizando palestras, workshops, sessões de observação, exposições e muito mais. 

As ações levadas a cabo no concelho de Cascais têm tido o apoio da C.M Cascais, através de projetos como o CELESTE, bem como de várias escolas.

O NUCLIO tem ainda levado a divulgação científica a muitas outras partes do mundo através de ações realizadas no âmbito dos vários projetos que coordena ou dos quais é parceiro.

Algumas imagens das nossas atividades de divulgação:

Observação do Sol com telescópio - Sun Observation with telescope.
50 Anos dos Primeiros Passos Humanos na Lua - Exposição; 50 Years of the First Human Steps on the Moon - Exhibition
Eclipse do Sol - 2015; Solar Eclipse -2025
Atividade para crianças - CIAPS; Children Activity - CIAPS
Crianças aprendem distâncias no Sistema Solar; Children learn distances in the Solar System
Eclipse Solar 2015; Solar Eclipse 2015
Observação do Céu noturno com telescópios no Paredão de Cascais; Observation of the night sky with telescopes at Paredão of Cascais.
Crianças aprendem as fases da Lua. Children learn the phases of the Moon.
Observação da Lua com telescópio; Moon observation with telescope.
A grande feira de projetos do Festival Internacional Science on Stage 2019, no Centro de Congressos do Estoril, em Cascais. The great project fair of the Science on Stage 2019 International Festival, at the Estoril Congress Center, in Cascais.
O astronauta análogo Gernot Gromer no Festival Internacional Science on Stage 2019; Analogue astronaut Gernot Gromer at the Science on Stage 2019 International Festival.
A equipa portuguesa no Festival Science on Stage 2019 - Foto de Grupo; The Portuguese team at the Science on Stage 2019 Festival - Group Photo;