(Notícia com base no comunicado Science on Stage Portugal)

#SonSPT2023

Festival Nacional Science on Stage 2023 (evento de seleção para o Festival Internacional Science on Stage 2024) decorreu no AE Frei Gonçalo de Azevedo, São Domingos de Rana, Cascais, a 4 e 5 de novembro de 2023, com organização do NUCLIO e do Science on Stage Portugal.

A sessão de abertura foi conduzida por Rosa Doran (Presidente do NUCLIO) e Isabel Borges (Coordenadora do Science on Stage Portugal) e contou com a participação de David Sousa (Diretor do Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo), Ana Luísa Santos (Chefe de divisão do Ensino Secundário, em representação da Direção Geral de Educação), David Featonby (Vice-chair do Science on Stage Europe) e Rute Oliveira (professora da Nobel Algarve British International School – que foi selecionada pelo Science on Stage Europe para participar no SonS 2024 com um Joint Project).

Rosa Doran
Isabel Borges
David Sousa
Ana Luísa Santos
David Featonby e Rute Oliveira em palco.

Ao festival, foram apresentados 26 projetos da autoria de professores das mais diversas regiões do nosso país. A qualidade dos projetos revelou o trabalho e dedicação dos participantes que seguiram metodologias inovadoras numa abordagem com base em inquiry.

Veja as fotos dos projetos no site do Science on Stage

Paralelamente ao festival, decorreu a Ação de Formação Acreditada Boas Práticas no Ensino das Ciências 2023, que incluiu workshops relacionados com os projetos europeus D.O.M.E., CliC-PoLiT SYNAPSES. Participaram mais de 30 professores.

Workshop D.O.M.E.
Workshop CliC-PoLiT
Workshop Synapses

Domingo, dia 5 de Novembro, a feira do Festival esteve aberta durante a manhã a professores e alunos das escolas da região.

júri do Festival (composto por Ana CostaDavid FeatonbyIsabel BorgesLeonor CabralLiliana FernandesNuno CharnecaPaula FurtadoRute Oliveira e Teresa Paiva) selecionou sete projetos que irão representar o nosso país no Festival Europeu Science on Stage 2024, que irá decorrer de 12 a 15 de agosto de 2024 em Turku, Finlândia.

Os projetos selecionados são os seguintes:

➢ Casa Iluminada: os segredos do interruptor – de Ângela Costa e Isabel Fonseca
➢ EcoKids Teach AI – de Cláudia Meirinhos
➢ From Waist to TasteCan fruit peel revolutionize our sustainable food future? – de Ilda Moreira, Maria Henriques, Sandra Valente e Patrícia Queirós
➢ Back to the future – de José Rodrigues, Luís Carreiró e Cristina Carreiró
➢ Sounds and lights of Parque D. Carlos I and Mata Rainha Dona Leonor: a sensory experiment – de Michel Pimenta e Maria Vidigal
➢ Recicl@PET – de Nuno Lança
➢ Foot by foot – de Mónica Mendes e Maria Henriques

Veja aqui as fotos da entrega de diplomas aos selecionados, durante cerimónia de encerramento do Festival Nacional Science On Stage.

O NUCLIO dá os PARABÉNS à delegação que irá representar Portugal em Turku em agosto de 2024 e a TODOS os participantes!

Agradecemos também ao Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo por, mais uma vez, tão bem nos ter recebido, em especial, ao diretor David Sousa, à professora Teresa Sousa e à equipa de professores e alunos que nos deram o seu apoio!

Até ao próximo festival!