Datas presenciais: 4, 5 Novembro 2023 – Data online: 11 de Novembro 2023
Local presencial: EBS Frei Gonçalo de Azevedo, S.Domingos de Rana
Modalidade: Curso b-learning
Destinatários DCP: Professores dos Grupos 230, 420, 500, 510, 520
Nº de horas: 12h

Este curso tem como objetivo discutir boas práticas no ensino das Ciências e promover a partilha de experiências dos professores. O curso inclui sessões do evento nacional do Science on Stage, onde professores portugueses apresentarão os seus projetos STEM, e workshops relacionados com os projetos europeus D.O.M.E., CliC-PoLiT e SYNAPSES (ver descrição mais abaixo, nos Workshops).

Esta ação de formação está em processo de acreditação pelo CCPFC e relevará para efeitos de progressão na carreira na dimensão científica e pedagógica para Professores dos Grupos 230420500510 e 520.

Modalidade: Curso de formação 
Nº de horas creditadas: 12
Regime de frequência: b-learning
Datas Presenciais: 4, 5 de novembro
Data online síncrona: 11 de novembro
Local: Escola Secundária Frei Gonçalo de Azevedo ➜ Rua 1º de Maio nº2 – Bairro Massapés – 2785-260 São Domingos de Rana – Cascais

Programa

4 de novembro, 2023 – sábado – presencial
  • 10:00 – 12:30 – Sessão de Workshops I
  • 14:00 – 16:00 – Science On Stage
  • 16:00 – 18:30 – Sessão de Workshops II
5 de novembro, 2023 – domingo – presencial
  • 9:30 – 12:00 – Sessão de Workshops III
  • 12:00 – 12:30 – Science on Stage
11 de novembro, 2023 – sábado – online síncrona
  • 9:30 – 11:30 – Sessão online síncrona

Os workshops referentes aos 3 projetos são oferecidos paralelamente durante as Sessões de Workshops.

Os formandos devem participar em 3 workshops, um em cada uma das Sessões de Workshops.

Workshops

➣ O projeto D.O.M.E. (Design your Own Multimedia Learning Environment) permite que as escolas construam o seu próprio planetário de cartão, onde cabem cerca de 15 crianças de cada vez. O projeto também contempla apoio à criação de recursos para a realização de sessões no planetário, promovendo colaborações interdisciplinares.
Neste workshop, mostrar-se-á como é construído o planetário, serão apresentadas sugestões de abordagens STEAM utilizando o planetário e exemplos de criação de apresentações utilizando o Stellarium. Os participantes terão ainda oportunidade de assistir a uma demonstração de uma sessão no planetário. 

➣ O projeto CliC-PoLiT (Climate Action and Light Pollution Threat) sensibiliza os alunos para problemas ambientais e visa envolvê-los numa cidadania responsável através de uma abordagem interdisciplinar, interativa, experimental e relacionada com o mundo real.
Neste workshop, os participantes terão a oportunidade de tomar conhecimento dos efeitos da utilização inadequada e excessiva da luz artificial nos seres vivos, no clima, na economia, na saúde humana e nas observações astronómicas. Serão partilhadas sugestões de atividades e planos de aula que poderão ser desenvolvidos nas escolas.

➣ O projeto SYNAPSES apresenta uma visão sobre a forma como os programas de ensino da Cidadania para a Sustentabilidade podem cultivar agentes de mudança que não só imaginam, mas também passam à ação. A Academia SYNAPSES irá oferecer uma série de atividades de formação (a nível local, regional, nacional e internacional) que ajudarão os professores a conceber aulas mais eficazes e cativantes, utilizando abordagens centradas no aluno e ferramentas tais como o acesso a arquivos de dados científicos, experiências virtuais e remotas.
Este workshop dará a conhecer o projeto SYNAPSES e promoverá uma sessão colaborativa na qual se pretende fazer uma reflexão sobre os desafios sentidos pelos professores, ouvir as suas sugestões e ideias, e dar lugar a uma partilha de boas práticas.

Inscrição na formação acreditada (12h)

Preencha, por favor, este formulário inscrevendo-se nos 3 workshops:

Inscrição em workshops

No caso de estar apenas interessado em participar em um ou mais workshops de forma independente (formação não acreditada), utilize o mesmo formulário para se inscrever no(s) workshop(s) a que quer assistir e indique que não pretende completar o curso.

Para mais informações, contactar cursos@nuclio.pt