Datas: 8 de Maio, 17h30 – 19h (1h30), e 15 de Maio, 17h30 – 19h (1h30).
Local: Online
Modalidade: Ação de Curta Duração
Destinatários: Todos os educadores que tenham interesse em explorar de que forma as suas disciplinas podem cooperar com programas de ciência cidadã no âmbito dos ecossistemas aquáticos.
Nº de horas: 3h

Imagem alusiva ao projeto Otters

Descrição:

Já parou para refletir sobre qual é o seu impacto pessoal nos ecossistemas aquáticos e de que forma pode contribuir para a sua proteção?

A água é fundamental para a vida e no entanto diversas atividades e comportamentos humanos causam um impacto muito relevante na sua qualidade e disponibilidade.

O projeto OTTERS pretende abordar este problema global e contribuir para a solução através da integração da ciência cidadã no domínio dos ecossistemas aquáticos (oceanos, mares, rios, lagos, etc.) no currículo escolar. Pretende assim aproveitar o impacto positivo da ciência cidadã na aprendizagem e desenvolvimento dos alunos e explorar a forma como as escolas (professores, alunos, etc.) podem contribuir para a ciência cidadã e para a resolução de problemas contemporâneos que afetam o dia-a-dia de todos.

Nesta ação de curta duração, iremos aventurar-nos num processo de cocriação focado na integração de campanhas de ciência cidadã no currículo escolar. O envolvimento de professores(as) é fundamental neste processo pois são as suas ideias e experiência que possibilitarão a criação de um caminho sustentável e relevante para este projeto.

Assim, iremos focar-nos numa reflexão aberta sobre o potencial da ciência cidadã na aprendizagem dos alunos e o papel dos alunos na ciência cidadã. Iremos realizar algumas atividades interativas em que todos juntos irão pensar, refletir e organizar ideias sobre como as suas disciplinas se complementam no âmbito de diferentes programas de ciência cidadã.