Otters - logo

O projeto OTTERS é financiado pelo programa Horizon Europe Coordination and Support Actions, da União Europeia, Grant Agreement nº 101094041. 

Duração: janeiro de 2023 – junho de 2025 (30 meses)

EU Flag - Horizon Europe logo

Esta publicação reflete apenas a opinião do autor e a União Europeia não é responsável por qualquer uso que possa ser feito das informações nela contidas.

O projeto OTTERS tem como objetivo integrar a ciência cidadã em iniciativas dedicadas a transformar os ecossistemas marinhos e de água doce de forma sustentável. Procura não apenas recolher dados, mas também promover uma ligação mais profunda e um sentido de responsabilidade em relação a estes ambientes.

O projeto pretende uniformizar métodos de recolha de dados, enfrentar desafios institucionais e éticos, e avaliar o impacto da ciência cidadã no conhecimento e comportamento em relação aos ecossistemas marinhos e de água doce. O OTTERS planeia também promover a recolha digital de dados e a investigação participativa para monitorizar e restaurar ecossistemas aquáticos, especialmente através de campanhas comunitárias. Pretende ainda facilitar a coordenação de iniciativas de ciência cidadã da União Europeia, centrando-se na definição de padrões, avaliação de eficácia e implementação de campanhas intercomunitárias.

O consórcio OTTERS é formado por 12 parceiros de universidades, instituições de investigação, ONGs e organizações de ciência cidadã da Arménia, Reino Unido, Portugal (NUCLIO), Ucrânia, Alemanha, Israel, Países Baixos, Itália e Grécia.

Mais informação no site do projeto:
https://otters-eu.aua.am/