Data: 6 de maio 2023 27 de maio 2023| 9h45-17h30
Local: EBS Frei Gonçalo de Azevedo, São Domingos de Rana
Modalidade: Ação de Curta Duração
Destinatários: Todos os Professores
Nº de horas: 6h


INFORMAÇÃO: por motivos de força maior, tivemos de adiar esta ação para o dia 27 de maio de 2023.

Neste evento, o NUCLIO vai dar a conhecer dois novos projetos inovadores, que propõem uma abordagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) a temas tão atuais e pertinentes como as alterações climáticas, a poluição luminosa e o conhecimento do Universo, entre outros.

O projeto CliC-PoLiT (Climate Action and Light Pollution Threat) sensibiliza os alunos para problemas ambientais e visa envolvê-los numa cidadania responsável através de uma abordagem interdisciplinar, interativa, experimental e relacionada com o mundo real.
Neste encontro, os participantes terão a oportunidade de tomar conhecimento dos efeitos da utilização inadequada e excessiva da luz artificial nos seres vivos, no clima, na economia, na saúde humana e nas observações astronómicas.
Serão partilhadas sugestões de atividades e planos de aula que poderão ser desenvolvidos nas escolas. Há recursos para todos os níveis de ensino desde o 1º ciclo ao secundário.

O projeto D.O.M.E. (Design your Own Multimedia Learning Environment) permite que as escolas construam o seu próprio planetário de cartão, onde cabem cerca de 15 crianças de cada vez. O projeto contempla ainda apoio à criação de recursos para a realização de sessões no planetário, promovendo colaborações interdisciplinares.
Neste encontro, serão apresentadas sugestões de abordagens STEAM com o planetário, realizar-se-á um workshop sobre a construção do planetário e a criação de apresentações utilizando o Stellarium, e os participantes ainda terão oportunidade de assistir a uma demonstração de uma sessão no planetário. 

Montagem do planetário de cartão DOME
Programa:

9:45 – 10:00 Acolhimento

10:00 – 10:30 Apresentação do Projeto CliC-PoLiT
10:30 – 11:30 O que é Poluição Luminosa? Causas e efeitos nos seres vivos e no clima

11:30 -11:45 Coffee break

11:45 – 13:00 Atividades para a sala de aula no âmbito do CliC-PoLiT (FQ, Ciências, robótica, TIC)

13:00 – 14:30 Almoço

14:30 – 14:45 Apresentação do projeto DOME
14:45 – 15:30 A abordagem pedagógica do projeto DOME e o guia de montagem do planetário
15:30 – 16:30 Workshop: montagem e funcionamento do planetário

16:30 – 16:45 Coffee break

16:45 – 17:30 Sessão no planetário DOME

Os projetos CliC-PoLit e o DOME serão desenvolvidos no próximo ano letivo. Esta é uma excelente oportunidade para os professores/escolas interessadas manifestarem o seu desejo de adotar um dos projetos (ou mesmo os dois!) na sua escola.

Estes projetos podem e devem ser desenvolvidos com os alunos através de uma abordagem interdisciplinar. Contudo, dadas as temáticas abordadas, este evento está mais indicado para os professores do 1º ciclo, e para professores de Físico-Química, Ciências, Cidadania, Robótica, TIC.

Informações do Local: Escola Básica e Secundaria Frei Gonçalo de Azevedo – Rua 1º de Maio – 2785-260 São Domingos de Rana (localização no Google Maps)

Para mais informações, contactar cursos@nuclio.pt