Data: 25 de fevereiro 2023 14h30-16h30

Local: EB 2,3 D. Nuno Álvares Pereira, Tomar

Modalidade: Ação de Curta Duração

Destinatários: Todos os professores

Nº de horas: 4h

Transformando a Educação com a Tecnologia e o Digital – Projetos em Ação

Numa altura em que as escolas estão a ser equipadas com tecnologia e professores e alunos têm computadores e ligação à internet, importa capacitar e motivar os docentes a colocar a tecnologia e o digital ao serviço da inovação do sistema educativo.

Nesta ação de formação, vamos explorar uma seleção de projetos de grande relevância para os professores que procuram novos desafios:

  • O projeto Open Teach tem como objetivo levar os professores a promoverem e implementarem Recursos e Práticas Educacionais Abertas (REA e PEA). O projeto oferece cursos online, uma plataforma com uma coleção de recursos de qualidade aprovados por colegas e uma comunidade em torno de recursos e práticas educacionais abertas. 
  • O projecto Design-CT  desenvolve estratégias de apoio aos professores para que se tornem criadores e designers das suas próprias aulas de aprendizagem digital e mista, independentemente do seu nível de ensino e perfil de competência digital. Inclui uma ferramenta de autoria inteligente apoiada em kits didáticos integrados e promove a co-criação e co-desenho dos kits e dos programas de formação. 
  • O ASSESS é um projeto que promove uma abordagem holística na avaliação dos alunos. Oferece ferramentas digitais e analógicas para uma avaliação inovadora, assim como uma app digital que agrega essas ferramentas. Inclui ainda um curso online que, além de explorar as ferramentas desenvolvidas no projeto, ajuda  a desenvolver ferramentas de avaliação personalizadas.
  • O projeto Digi-Science preparou uma estrutura de trabalho para os professores das áreas das Ciências ensinarem em contextos online e misto, abordando os desafios de equidade, diversidade e inclusão. Inclui atividades de experimentação científica online e através de laboratórios virtuais e remotos, um curso online e uma auto-avaliação, para professores e alunos, do seu nível digital.
  • O The Next Step é um projeto que considera que a educação se baseia numa metodologia interdisciplinar, focada nas artes (STEAM), dentro de uma estrutura de empreendedorismo e Design Thinking. Estabelece um roteiro para a transformação das escolas utilizando uma abordagem STEAM.
  • O projeto DiSTARS integra artes e STEM, faz a aliança de ciência e storytelling digital, explora o uso de AR e VR, e visa cativar a imaginação e desenvolver a criatividade dos estudantes usando o tema de Exploração Espacial.

Informações do Local: EB 2,3 D. Nuno Álvares Pereira Tomar – Rua Dom Lopo Dias de Sousa, 2300-484 Tomar

Para mais informações, contactar cursos@nuclio.pt