
De 13 a 15 de maio, o projeto EARN (Exploratory Approaches and Real Needs in Service-Learning) concluiu as suas atividades com um evento dinâmico de três dias realizado na Escola Frei Gonçalo de Azevedo (FGA), em Portugal.
Os dois primeiros dias foram preenchidos com uma série de workshops envolvendo alunos de duas escolas participantes: MSL (Montessori Schule Landau – Alemanha) e FGA. Um total de 20 alunos (11 da MSL e 9 da FGA), cinco professores e membros do NUCLIO participaram nas atividades colaborativas destinadas a consolidar conhecimentos sobre Service-Lerning (Aprendizagem-Serviço), fortalecer competências de envolvimento cívico e preparar-se para iniciativas futuras.
O ponto culminante do evento teve lugar a 15 de maio, com a Conferência Final, realizada em inglês no Auditório da Escola Frei Gonçalo de Azevedo. Organizada pelo NUCLIO, em estreita colaboração com os parceiros do projeto, a conferência contou com uma série de apresentações e discussões esclarecedoras. Após calorosa receção por parte dos representantes da FGA e do NUCLIO, foi apresentada aos participantes uma panorâmica dos objetivos e resultados alcançados pelo projeto EARN. O programa da manhã incluiu contributos de especialistas de sobre a formulação de políticas em aprendizagem-serviço, investigação participativa, ativismo climático e a interação entre a academia, as autoridades municipais e as políticas educativas.
Na segunda parte da conferência, o foco passou para exemplos práticos de aprendizagem-serviço nas escolas. Oradores da Direção-Geral da Educação e da Câmara Municipal de Cascais apresentaram percursos de implementação e iniciativas de orçamento participativo. Gustavo Rojas (NUCLIO) apresentou projetos com participação ativa dos estudantes, entre os quais o CliC-PoLiT, o IASC e o StAnD. Um momento particularmente significativo foi a apresentação das reflexões de alunos da MSL e da FGA, que ofereceram um poderoso testemunho do impacto do projeto. Seguiu-se a distribuição de certificados de participação.
A conferência incluiu um debate aberto e palavras de encerramento, reforçando a importância de abordagens colaborativas e centradas no aluno para a promoção da cidadania ativa e de uma aprendizagem significativa.












O evento final contou com a presença de mais de uma centena de membros da comunidade escolar, incluindo alunos, professores, pais, funcionários e convidados, destacando o amplo empenho e interesse pelos temas do projeto. A coleção de fotos captou o espírito momento, refletindo o entusiasmo e a dedicação de todos os participantes.
O projeto EARN não só desenvolveu estruturas inovadoras para a aprendizagem-serviço, como também fomentou amizades duradouras e capacitou os jovens a envolverem-se de forma significativa com desafios sociais reais.