Registo: Change Makers – Dinamização de projetos comunitários educativos – CCPFC/ACC-130300/24
Modalidade: Oficina de formação presencial
DCP: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial, no âmbito do Despacho n.º 4840/2023
Nº de horas: 50h

E se os fenómenos científicos pudessem ser contados através da arte e da tecnologia? Nesta formação, os professores vão descobrir como trabalhar de forma interdisciplinar com vista a dinamizarem experiências de aprendizagem criativas e envolventes para os alunos. Através da utilização dos espaços Maker e dos equipamentos LED, a formação irá capacitar professores de todas as áreas em temas como a programação, a eletrónica, a modelação e impressão 3D, além da multimédia aliada à edição e gravação de vídeo. Esta abordagem inovadora pretende ainda promover as metodologias de aprendizagem ativa e centrada nos alunos, promovendo tanto nos professores como nos seus alunos o pensamento crítico, a resiliência aliada à tentativa e erro, o aprender de forma prática e desenvolver a criatividade.
A oficina de formação Change Makers – Dinamização de Projetos Comunitários Educativos irá ainda guiar e apoiar os professores no desenvolvimento de projetos com os seus alunos, motivando-os a ser criadores de valor na sua comunidade.
Explore os projetos que serão base desta formação:
- STEAM Innovation Ecosystem https://www.steaminnovation.eu/
- Change Makers https://changemakers.nuclio.org/
Objetivos a atingir
Esta ação de formação pretende promover junto dos professores proficiência no desenvolvimento de projetos com a comunidade utilizando metodologias centradas no aluno, práticas de inclusão, interdisciplinaridade e colaboração. Mais especificamente, os objetivos são:
- Capacitar professores para a utilização dos laboratórios LED e salas de inovação pedagógica das escolas.
- Promover metodologias de Inquiry (IBSE), Design Thinking e Open Schooling.
- Fomentar práticas que promovam a inclusão, a utilização do Universal Design for Learning (UDL) e a interdisciplinaridade.
- Apoiar os professores no desenvolvimento de projetos com a comunidade tendo em conta as metodologias e práticas acima referidas.
- Incentivar práticas colaborativas e interdisciplinares entre professores.
- Promover a partilha de experiências e a reflexão sobre as melhores práticas conseguidas na ação de formação.
Conteúdos da ação
- Introdução ao potencial dos laboratórios de Educação Digital: eletrónica, programação, impressão 3D, entre outros
- O ensino centrado no aluno: o IBL (Inquiry Based Learning)
- A interdisciplinaridade e a colaboração
- Introdução ao DUA-Desenho Universal para a Aprendizagem (UDL-Universal Design for Learning) e a sua importância para um ensino inclusivo
- Introdução ao Design Thinking e as vantagens da sua utilização na aprendizagem por projetos
- A importância da abertura da escola à comunidade – Open Schooling
- Desenvolvimento de projetos explorando as fases do Design Thinking
- Interdisciplinaridade e responsabilidade cidadã
- Apresentação e discussão dos cenários implementados
- Reflexão final dos principais temas da oficina e das boas práticas alcançadas
Os locais e datas desta formação serão definidos com base no interesse dos participantes. Estamos a contar abrir esta formação em vários locais do país no início do ano letivo de 2025/26. Caso tenha interesse, preencha o formulário abaixo: