Este curso tem como objetivo discutir boas práticas no ensino das Ciências e promover a partilha de experiências dos professores. O curso inclui sessões do evento nacional do Science on Stage, onde professores portugueses apresentarão os seus projetos STEM, e workshops relacionados com os projetos europeus Polar Star, DiSTARS, GSO4S e RAN (ver descrição mais abaixo, nos Workshops).

Esta ação de formação está em processo de acreditação pelo CCPFC e relevará para efeitos de progressão na carreira na dimensão científica e pedagógica para Professores dos Grupos 230, 420, 500, 510 e 520.

Modalidade: Curso de formação  Nº de horas creditadas: 12
Regime de frequência: presencial Datas: 6 e 7 de novembro
Local: Escola Secundária Frei Gonçalo de Azevedo – Cascais
Rua 1º de Maio nº2 – Bairro Massapés
2785-260 São Domingos de Rana
Programa
6 de novembro, 2021 - sábado
- 10:00 - 13:00 Sessões de Workshop
- 14:00 - 16:00 Science On Stage
- 16:30 - 19:30 Sessões de Workshop
7 de novembro, 2021 - domingo
- 10:00 - 13:00 Sessões de Workshop
- 13:00 - 14:00 Science on Stage

Workshops referentes aos 4 projetos são oferecidos, paralelamente, durante as Sessões de Workshop.
Os formandos devem participar em 3 dos 4 workshops, um em cada uma das Sessões de Workshop.

Workshops

DiSTARS DiSTARS é um projeto Erasmus+ que integra as artes nas atividades STEM utilizando os recursos de storytelling como catalisador. O tema principal do projeto é a exploração espacial, com foco na Lua e Marte. DiSTARS oferece uma plataforma digital onde os professores e estudantes poderão criar suas histórias digitais, e recursos adicionais que suportarão a aplicação do projeto. Também será disponibilizado um kit educacional contendo sugestões de atividades em sala de aula. Neste workshop serão abordadas a importância da exploração espacial na nossa sociedade, como podemos usar as técnicas de storytelling em sala de aula, e como utilizar a plataforma de storytelling do projeto.

Global Science Opera for Schools A criatividade é intrínseca ao ser humano, sendo uma parte fundamental do processo científico e do desenvolvimento humano. Neste workshop iremos mergulhar num processo criativo seguindo os passos do Design Thinking para a criação de uma mini-performance relacionada com um tema científico escolhido na hora. Desde pintura, escrita, interpretação, teatro, dança, música, etc. tudo é válido e tudo é possível. O que realmente importa é a colaboração e a partilha do processo criativo através do qual todos nos divertimos e damos asas à nossa imaginação. Estaremos a viajar no espaço, ou a mergulhar no fundo do oceano? Depende dos participantes e das suas ideias. Convidamos os participantes a trazerem materiais de criação tais como tintas, pincéis, instrumentos musicais, fatos, cenários, etc.

Polar Star Neste workshop vamos explorar diferentes metodologias e ferramentas para o ensino STEAM e para a interdisciplinaridade na escola. Com diversas atividades interativas, iremos abordar as Grandes Ideias da Ciência e a sua relevância na compreensão e memorização dos conteúdos das disciplinas científicas. Vamos descobrir um processo de quatro passos (a importância, o significado, a experiência e a revisão) que potencia a motivação e o envolvimento dos alunos ao mesmo tempo que promove a aprendizagem aprofundada dos conteúdos. Com a ferramenta “a varinha da ciência” iremos compreender de que forma os alunos podem encontrar ligações entre os conteúdos aprendidos e relacioná-los com a sua vida quotidiana enquanto criam o seu mapa do conhecimento. Exploraremos também os diferentes sabores da metodologia STEAM de forma a tornar as aulas mais inclusivas e personalizáveis, indo de encontro aos interesses dos alunos.

rAn O projeto rAn, “Raising Awareness for Natural Disasters” introduz as aprendizagens sobre desastres naturais através de jogos no 1º e 2º ciclo. Esta é uma forma cativante de envolver e motivar os alunos para uma aprendizagem mais aprofundada dos conteúdos. Neste workshop iremos explorar a aprendizagem baseada em jogos, realizar uma sessão de demonstração e avaliação do jogo rAn e divertir-nos a aprender a programar em Scratch um mini-jogo sobre desastres naturais. Os minijogos criados durante a sessão (ou terminados posteriormente) poderão ser selecionados para integrar o jogo principal do projeto rAn.

No caso de estar apenas interessado em participar em um ou mais
workshops de forma independente (formação não acreditada),
inscreva-se aqui.
Inscrição na formação acreditada (12h) – Preencha este formulário, pff.
Para mais informações, contactar cursos@nuclio.pt