Acção creditada pelo CCPFC


Acção de formação para professores:

O curso decorre no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal em S. Pedro do Estoril e conta com o apoio da Câmara Municipal de Cascais.

São 9 sessões, ao sábado, com início às 15h00 e uma duração de 2,5 a 3 horas nas seguintes datas:
2012: 27/10, 24/11 e 15/12.
2013: 19/01, 16/02, 23/03, 20/04, 18/05 e 15/06.

Área de Formação: A          Formação Contínua, Curso de formação

Nº total de horas: 25     Créditos 1

Código Área: A06 – Astronomia

Código Destinatários: 14 – Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Propina de participação:  50 EUR (este preço é especial por estarmos a oferecer o curso no âmbito do projecto DISCOVER THE COSMOS)

Entidade Formadora: NUCLIO-Núcleo Interactivo de Astronomia

Local: Centro de Interpretação da Pedra do Sal – S. Pedro do Estoril

Informaçõesgeral@nuclio.pt

Objectivos a atingir

Com este curso pretende-se que os professores solidifiquem conceitos e conhecimentos fundamentais de Astronomia, tendo em conta as matérias curriculares dos programas escolares, através de recursos práticos.
Os professores devem ficar a dominar os recursos de forma a poderem utilizá-los na sala de aula, adaptados à faixa etária dos seus estudantes.
Pretende-se ainda que os professores tomem conhecimento de projectos de investigação em curso, nos quais as escolas podem participar. Os professores devem ficar aptos a participar nestes projectos e espera-se que o façam com os seus alunos.

REGIME DE AVALIAÇÃO DOS FORMANDOS

A ação de formação é objeto de avaliação qualitativa e quantitativa.

A escala de avaliação quantitativa é de 1 a 10 valores, sendo a avaliação considerada positiva se for igual ou superior a 5 valores.

A escala de avaliação qualitativa relaciona-se com a escala de avaliação quantitativa da seguinte forma:
Excelente – de 9 a 10 valores;Muito Bom – de 8 a 8,9 valores; Bom – de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores.

A avaliação dos formandos será feita tendo em conta a assiduidade do formando e a realização de um trabalho.

Assiduidade (30%): a um número de faltas igual ou inferior a 3 horas é atribuída a classificação de 10 valores; a um número de faltas igual a 4 horas é atribuída a classificação de 9 valores; a um número de faltas igual a 5 horas é atribuída a classificação de 8 valores; a um número de faltas igual a 6 horas é atribuída a classificação de 7 valores; a um número de faltas igual a 7 horas é atribuída a classificação de 6 valores; a um número de faltas igual a 8 horas é atribuída a classificação de 5 valores; um número de faltas superior a 8 horas (um terço da duração do curso), determina automaticamente a não aprovação do formando não havendo lugar nem à atribuição de créditos nem à respectiva certificação.

Realização de um trabalho (70%): elaboração de um plano de aula sobre um tema curricular da área de ensino do docente em que é utilizado um dos recursos computacionais abordado no curso. Este trabalho será avaliado quantitativamente de 1 a 10 valores tendo em conta a clareza, o rigor, a criatividade e a adequação da aula.

A classificação final é a média ponderada da avaliação da assiduidade, 30%, e da avaliação do trabalho, 70%.


PROGRAMA

  • 27 de Outubro 2012 Ciência do Cidadão: apresentação dos projetos dos grandes observatórios (Galaxy Zoo, Moon Zoo, Solar Storm Watch); formação para o programa “Dark Skies Rangers”.
  • 24 de Novembro 2012 Investigação científica na sala de aula: formação para o programa de procura de asteróides IASC (International Astronomical Search Collaboration).
  • 15 de Dezembro 2012 Recursos computacionais na sala de aula: formação em SalsaJ, software para processamento de imagens; o projeto Sun4All – estudar o Sol utiliando imagens do Observatório Asstronómico de Coimbra.
  • 19 de Janeiro 2013 Recursos não computacionais na sala de aula: Astronomia na Mochila 1.
  • 16 de Fevereiro 2013 Investigando a Lua na sala de aula: programa “Moon Researchers”, “Moon Mappers”, Google Moon
  • 23 de Março 2013 Investigando buracos negros na sala de aula: projeto “Black Hole Observers”.
  • 20 de Abril 2013 Recursos computacionais na sala de aula – software planetário: Stellarium, Celestia, World Wide Telescope, Google Earth, Google Mars.
  • 18 de Maio 2013 Recursos não computacionais na sala de aula: Astronomia na Mochila 2.
  • 15 de Junho 2013 Investigação científica na sala de aula – exercícios que reproduzem os procedimentos de investigação científica: “Um buraco negro no centro da nossa galáxia”; “À descoberta de planetas extrasolares”. Avaliação do curso. Discussão do Trabalho.