Acção acreditada pelo CCPFC

Acção de formação para professores

 

O curso vai decorrer no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, S. Pedro do Estoril, durante os dias 17 e 28 de março, 4 e 6 de abril e 12 de maio de 2018.

Calendário:

  • 17 de março:  10h00-12h45 e 14h15-16h30
  • 28 de  março:  10h00-12h45 e 14h15-16h30
  • 4 de  abril:  10h00-12h45 e 14h15-16h30
  • 6 de abril: 10h00-12h45 e 14h15-16h30
  • 12 de maio: 10h00-12h45 e 14h15-16h30

Registo nº:  CCPFC/ACC-84351/15       Validade: 15-10-2018

Modalidade: Curso de formação

Nº total de horas: 25     Créditos: 1

Destinado a: Professores dos Grupos 500, 510, 520 dos Ensinos Básico (3º Ciclo) e Secundário

Propina de participação:  gratuito (curso no âmbito do projeto Next-Lab)

Entidade Formadora: NUCLIO-Núcleo Interactivo de Astronomia (CCPFC/ENT-AP-0402/16 – válido até 27/06/2019)

Informaçõesgeral@nuclio.pt

Objectivos a atingir

Com este curso pretende-se que os professores não só aprofundem e atualizem conceitos e conhecimentos relacionados com a vida das estrelas, tendo em conta as matérias curriculares dos programas escolares, mas que também aprendam a utilizar recursos práticos recorrendo a novas metodologias de ensino. Como objetivos gerais do curso, temos:
– introduzir os professores a metodologias de ensino inquiridor (“Inquiry Based Learning”);
– valorizar o ensino através de recursos práticos, tanto utilizando como não utilizando as novas tecnologias;
– dar a conhecer plataformas de e-Learning e comunidades de professores, mostrando as melhores práticas europeias do seu uso.

REGIME DE AVALIAÇÃO DOS FORMANDOS

A ação de formação é objeto de avaliação qualitativa e quantitativa. A escala de avaliação quantitativa é de 1 a 10 valores, sendo a avaliação considerada positiva se for igual ou superior a 5 valores. A escala de avaliação qualitativa relaciona-se com a escala de avaliação quantitativa da seguinte forma: Excelente – de 9 a 10 valores; Muito Bom – de 8 a 8,9 valores; Bom – de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores.

A avaliação dos formandos será feita tendo em conta a assiduidade do formando, a realização de um trabalho e a elaboração de um relatório final.

Assiduidade e pontualidade (30%): a um número de faltas igual ou inferior a 3 horas é atribuída a classificação de 10 valores; a um número de faltas igual a 4 horas é atribuída a classificação de 9 valores; a um número de faltas igual a 5 horas é atribuída a classificação de 8 valores; a um número de faltas igual a 6 horas é atribuída a classificação de 7 valores; a um número de faltas igual a 7 horas é atribuída a classificação de 6 valores; a um número de faltas igual a 8 horas é atribuída a classificação de 5 valores; um número de faltas superior a 8 horas (um terço da duração do curso), determina automaticamente a não aprovação do formando não havendo lugar nem à atribuição de créditos nem à respetiva certificação.

Realização de um trabalho (50%): criação de uma atividade de sala de aula ou clube de ciências que siga uma metodologia inquiridora, que utilize um dos recursos apresentados no curso, e que seja implementada numa plataforma online. O planeamento deste trabalho será discutido e iniciado nas sessões presenciais, devendo o formando finalizar o trabalho autonomamente e entregá-lo até trinta dias após a última sessão, juntamente com o relatório final. Este trabalho será avaliado quantitativamente de 1 a 10 valores tendo em conta a adequação aos destinatários, a utilização dos recursos apresentados no curso, a implementação segundo a metodologia inquiridora, o rigor científico e a criatividade.

Elaboração de um relatório final (20%): inclui uma descrição do trabalho produzido e uma análise reflexiva da funcionalidade do mesmo em sala de aula.

A classificação final é a média ponderada da avaliação da assiduidade, 30%, da avaliação do trabalho, 50%, e da avaliação do relatório final (20%).

INSCRIÇÃO, PAGAMENTO E QUESTÕES BUROCRÁTICAS

Inscrições

A inscrição é efetuada exclusivamente online preenchendo este formulário.

Questões burocráticas

Número mínimo de formandos: 10
Número máximo de formandos: 20

Uma semana antes da data prevista para o inicio do curso será tomada a decisão sobre a realização do mesmo em função da existência, ou não, do número mínimo de inscritos.

Conteúdos da acção:

(2 h) Comunidades online de professores e plataformas de e-learning.
(2 h) Metodologia inquiridora – ‘Inquiry Based Learning’. Teoria e exemplos.
(1 h) Palestra e discussão: ‘A vida das estrelas’.
(1 h) Palestra e discussão: ‘Estrelas na nossa galáxia’ e discussão.
(15 h) Sessões práticas:

– Software sobre a evolução estelar “Star in a box” – introdução à sua utilização e exercício;
– Construção de um espectroscópio com materiais do dia-a-dia e observação de espectros de diversas fontes luminosas;
– Software planetário Stellarium – introdução à sua utilização e aplicação no planeamento de uma observação astronómica;
– Telescópios robóticos – O Telescópio Faulkes: tempo de observação, realização de uma sessão de observação, projetos a desenvolver com imagens obtidas;
– Software de manipulação e análise de imagens SalsaJ – introdução ao software e exercícios ;
– Construção de modelos de constelações a 3D.

(3 h) Criação de um cenário de aprendizagem (trabalho de avaliação) – discussão das ideias e utilização de plataformas online para o efeito.
(1 h) Sessão de discussão e reflexão sobre as metodologias de ensino e a utilização de tecnologias na sala de aula.