exomars_2016_approaching_mars_newslistO projeto Space Awareness visa inspirar os mais novos para áreas relacionadas com a ciência, tecnologia e o Espaço, colocando-os a par das opções de carreira disponíveis neste sector, da relevância das ciências espaciais nas suas vidas e estimulando o seu sentido de cidadãos do mundo. Pretende-se que os professores valorizem o potencial da utilização do Espaço para uma educação multidisciplinar, incluindo disciplinas não científicas, e ganhem confiança em utilizar os recursos produzidos pelo projeto para a educação.

Esta formação pode ser reconhecida e certificada como uma Ação de Curta Duração para os efeitos previstos no Estatuto da Carreira Docente, segundo o Regime Jurídico da Formação Contínua (RJFC), nos termos do despacho nº 5741/2015 de 29 de Maio, retificado pela Declaração de retificação nº 470/2015 de 11 de Junho.

INFORMAÇÃO PRÁTICA

Destinatários: 230 2º ciclo, 420, 500, 510, 520 3º ciclo e secundário

logo_space_awarenessCentro de formação: NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia
Registo nº CCPFC/ENT-AP-0402/16
Validade: 2019-06-27

Local: Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal

Data e horário: 3 de dezembro 2016 (sábado)

10h30 – 13h30 – Sessão 1
13h30 – 14h30 – Intervalo para Almoço
14h30 – 17h30 – Sessão 2
17h30 – 20h30 – Intervalo para Jantar
20h30 – 22h00 – Café Ciência (opcional)
22h00 – ……….. – Observações (opcional)

Inscrição: a ação é gratuita porque realizada no âmbito do projeto Space Awareness mas é necessária uma inscrição por motivos logísticos e também para registo junto do CCPFC

Preencha o formulário no final desta página

Nota: o curso só se realizará com o mínimo de 10 inscritos

NOTA IMPORTANTE: as noites em dezembro são bastante frias é altamente recomendável o uso de agasalhos quentes

OBJETIVOS

Com esta sessão pretende-se que os participantes:

  • possam valorizar o potencial da utilização de temas sobre o espaço para a ensino de diferentes disciplinas, incluindo disciplinas não científicas;
  • explorem diferentes tópicos da exploração espacial e da astronomia e as suas ligações às matérias curriculares;
  • ganhem experiência em implementar atividades hands-on incorporando a metodologia de Inquiry;
  • acedam e ganhem confiança e experiência em usar os recursos do projeto Space Awareness no ensino.

PROGRAMA (6h)

Abertura e apresentações (45 min) – Questionário de avaliação pré-sessão. Apresentação dos participantes. Introdução ao projeto Space Awareness. Apresentação detalhada da sessão e seus objetivos.

Modulo 1: Metodologia Inquiry (45 min) – Familiarização com a metodologia Inquiry Based Science Education (IBSE) e como trabalhá-la na sala de aula.

Modulo 2: Ciências do espaço e educação (45 min) – Introdução à ligação entre as Ciências do espaço e as matérias curriculares. Atividade: criação de uma banda desenhada com uma notícia do Space Scoop usando a ferramenta Toon Doo.

Modulo 3: O nosso Universo Maravilhoso (1h15) – Tópicos curriculares relacionados com o nosso Universo e como desenvolvê-los em diferentes disciplinas e níveis. Missões de exploração do espaço em curso. Implementação de uma atividade do Space Awareness: “Vamos medir o diâmetro Solar!” (se o tempo não o permitir, outro recurso será escolhido).

Modulo 4: Planeamento de uma atividade (2h) – Exploração dos recursos do Space Awareness e planeamento de uma atividade para implementação na sala de aula.

Avaliação e encerramento (15 min): Questionário de avaliação da sessão. Marcação da data de reunião on-line de seguimento. Encerramento.

Em data a definir Reunião online (< 1h) para discutir a implementação das atividades na sala de aula e partilhar sucessos e desafios.

Formulário de Inscrição

[wpgform id=’6315′]