Astronomia Hands-on 3 – Descobrir as estrelas (Funchal: Fev-Mar 2017)

Acção acreditada pelo CCPFChandson_destaque

Acção de formação para professores

O curso vai decorrer na Escola Básica do 2º e 3º ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, Funchal, durante os dias 23, 24, 25 e 27 de fevereiro e 1 de março de 2017. Calendário:
  • 23 de fevereiro:  18h30 às 20h30 (2h)
  • 24 de  fevereiro:  18h30 às 20h30 (2h)
  • 25 de  fevereiro:  09h30h às 13h00 e 14h30 às 18h00 (7h)
  • 27 de fevereiro: 09h30h às 13h00 e 14h30 às 18h00 (7h)
  • 1 de março: 09h30h às 13h00 e 14h30 às 18h00 (7h)
Registo nº:  CCPFC/ACC-84351/15       Validade: 15-10-2018 Modalidade: Curso de formação Nº total de horas: 30     Créditos: 1 Destinado a: Professores dos Grupos 500, 510, 520 dos Ensinos Básico (3º Ciclo) e Secundário Propina de participação:  10 EUR (este preço é especial por estarmos a oferecer o curso no âmbito do projecto PLATON) Entidade Formadora: NUCLIO-Núcleo Interactivo de Astronomia (CCPFC/ENT-AP-0402/16 – válido até 27/06/2019) Informaçõesgeral@nuclio.pt

Objectivos a atingir

Com este curso pretende-se que os professores não só aprofundem e atualizem conceitos e conhecimentos relacionados com a vida das estrelas, tendo em conta as matérias curriculares dos programas escolares, mas que também aprendam a utilizar recursos práticos recorrendo a novas metodologias de ensino. Como objetivos gerais do curso, temos: – introduzir os professores a metodologias de ensino inquiridor (“Inquiry Based Learning”); – valorizar o ensino através de recursos práticos, tanto utilizando como não utilizando as novas tecnologias; – dar a conhecer plataformas de e-Learning e comunidades de professores, mostrando as melhores práticas europeias do seu uso.

REGIME DE AVALIAÇÃO DOS FORMANDOS

A ação de formação é objeto de avaliação qualitativa e quantitativa. A escala de avaliação quantitativa é de 1 a 10 valores, sendo a avaliação considerada positiva se for igual ou superior a 5 valores. A escala de avaliação qualitativa relaciona-se com a escala de avaliação quantitativa da seguinte forma: Excelente – de 9 a 10 valores; Muito Bom – de 8 a 8,9 valores; Bom – de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores. A avaliação dos formandos será feita tendo em conta a assiduidade do formando, a realização de um trabalho e a elaboração de um relatório final. Assiduidade e pontualidade (30%): a um número de faltas igual ou inferior a 3 horas é atribuída a classificação de 10 valores; a um número de faltas igual a 4 horas é atribuída a classificação de 9 valores; a um número de faltas igual a 5 horas é atribuída a classificação de 8 valores; a um número de faltas igual a 6 horas é atribuída a classificação de 7 valores; a um número de faltas igual a 7 horas é atribuída a classificação de 6 valores; a um número de faltas igual a 8 horas é atribuída a classificação de 5 valores; um número de faltas superior a 8 horas (um terço da duração do curso), determina automaticamente a não aprovação do formando não havendo lugar nem à atribuição de créditos nem à respetiva certificação. Realização de um trabalho (50%): criação de uma atividade de sala de aula ou clube de ciências que siga uma metodologia inquiridora, que utilize um dos recursos apresentados no curso, e que seja implementada numa plataforma online. O planeamento deste trabalho será discutido e iniciado nas sessões presenciais, devendo o formando finalizar o trabalho autonomamente e entregá-lo até trinta dias após a última sessão, juntamente com o relatório final. Este trabalho será avaliado quantitativamente de 1 a 10 valores tendo em conta a adequação aos destinatários, a utilização dos recursos apresentados no curso, a implementação segundo a metodologia inquiridora, o rigor científico e a criatividade. Elaboração de um relatório final (20%): inclui uma descrição do trabalho produzido e uma análise reflexiva da funcionalidade do mesmo em sala de aula. A classificação final é a média ponderada da avaliação da assiduidade, 30%, da avaliação do trabalho, 50%, e da avaliação do relatório final (20%).

INSCRIÇÃO, PAGAMENTO E QUESTÕES BUROCRÁTICAS

Inscrições A inscrição é efetuada exclusivamente online preenchendo este formulário. Pagamento Após a inscrição receberá um e-mail com as indicações sobre o pagamento do curso. Após ter efetuado o pagamento deverá enviar-nos o comprovativo do mesmo e nessa altura receberá um e-mail de confirmação da inscrição. Questões burocráticas Número mínimo de formandos: 10 Número máximo de formandos: 20 Uma semana antes da data prevista para o inicio do curso será tomada a decisão sobre a realização do mesmo em função da existência, ou não, do número mínimo de inscritos. Se o curso não se realizar os inscritos terão direito à devolução dos valores que tenham pago. A desistência da participação que nos seja comunicada até 1 semana antes do inicio do curso terá direito à devolução dos valores pagos. Desistências que ocorram a menos de 1 semana do inicio do curso não terão direito a qualquer devolução.

Conteúdos da acção:

(2 h) Comunidades online de professores e plataformas de e-learning.
(2 h) Metodologia inquiridora – ‘Inquiry Based Learning’. Teoria e exemplos.
 
(1 h) Palestra e discussão: ‘A vida das estrelas’.
(1 h) Palestra e discussão: ‘Estrelas na nossa galáxia’ e discussão.
 
(15 h) Sessões práticas:
– Software sobre a evolução estelar “Star in a box” – introdução à sua utilização e exercício; – Construção de um espectroscópio com materiais do dia-a-dia e observação de espectros de diversas fontes luminosas; – Software planetário Stellarium – introdução à sua utilização e aplicação no planeamento de uma observação astronómica; – Telescópios robóticos – O Telescópio Faulkes: tempo de observação, realização de uma sessão de observação, projetos a desenvolver com imagens obtidas; – Software de manipulação e análise de imagens SalsaJ – introdução ao software e exercícios ; – Construção de modelos de constelações a 3D.
(3 h) Criação de um cenário de aprendizagem (trabalho de avaliação) – discussão das ideias e utilização de plataformas online para o efeito.
 
(1 h) Sessão de discussão e reflexão sobre as metodologias de ensino e a utilização de tecnologias na sala de aula.
 
(5 h) Trabalho autónomo dedicado ao trabalho de avaliação.