O NUCLIO está a organizar 3 workshops gratuitos durante os dias de 1 e 2 de Outubro de 2022.

Junte-se a nós neste fim de semana e venha conhecer os nossos projetos que promovem da melhor forma a inovação na educação.

Local: Escola Secundária Frei Gonçalo de Azevedo – São Domingos de Rana (ver localização no Mapa)

 

WORKSHOPS

Minecraft para o ensino das alterações climáticas

STEM4CLIM8

A mudança climática talvez seja o tópico mais importante a ser discutido com os jovens. Como preparar as futuras gerações para os desafios que enfrentarão? STEM4CLIM8 é um projeto que aborda a mudança climática através da montagem de uma consola e de materiais de aprendizagem relacionados. A consola não só funciona como uma plataforma para ferramentas de aprendizagem, mas também como ferramenta de aprendizagem, programação e criação dos seus próprios cenários e jogos. Neste workshop os participantes terão a oportunidade de utilizar a consola e explorar os cenários em Minecraft Education especialmente preparados para este propósito.

Avaliação inovadora de alunos

ASSESS

A avaliação pode ser mais inclusiva e até ajudar-nos a aprender? Sim, mas com algumas mudanças! Neste workshop prático, vamos explorar o mundo da inovação na avaliação de alunos e testar ferramentas inovadoras para a avaliação formativa e sumativa. Participe, dê-nos a sua opinião e torne-se parte da comunidade de prática que está por detrás da criação desta revolução na avaliação.

Ciência e Arte – como as integrar?

Global Science Opera for Schools

Já pensou de que forma a ciência e as artes se complementam? Neste workshop, vamos explorar, de forma lúdica, formas eficazes de conectar o ensino das ciências com as artes (em todas as idades). Daremos também as boas-vindas a colegas que já o fizeram e que demonstrarão as suas boas- práticas como exemplo concreto do que já foi feito.

Se participar em pelo menos dois destes workshops (6h de formação), poderá receber um certificado de Ação de Curta Duração.

Programa

1 de outubro, sábado
  • 09h30 – 10h00 – Introdução e boas-vindas no auditório
  • 10h00 – 13h00 – Minecraft para o ensino das alterações climáticas
  • 13h00 – 14h30 – Pausa para almoço
  • 14h30 – 17h30 – Avaliação inovadora de alunos
2 de outubro, domingo
  • 10h00 – 13h00 – Ciência e Arte – como as integrar?