Este é um dos três novos prémios criados pela IAU no início deste ano e reconhecem indivíduos e organizações que contribuíram de forma notável para as áreas de divulgação, desenvolvimento e educação em astronomia.

É com muito orgulho que o NUCLIO anuncia que a nossa presidente Rosa Doran é a vencedora da primeira edição do Prémio de Educação em Astronomia da União Astronómica Internacional (IAU).

Os Prémios ODE da IAU – Prémio Divulgação em Astronomia (Outreach), Prémio Desenvolvimento em Astronomia (Development) e Prémio Educação em Astronomia (Education) – foram criados através de um fundo instituído pela ex-presidente da IAU Ewine van Dishoeck e reconhecem indivíduos e organizações que contribuíram de forma notável para as áreas de divulgação, desenvolvimento e educação em astronomia.

Entre o início de fevereiro de 2022 e 15 de março de 2022, as comissões de avaliação destes prémios receberam um total de 40 nomeações válidas, abrangendo todo o globo. Seguindo a recomendação das comissões, o Conselho Executivo da IAU aprovou os seguintes vencedores:

 

  • Prémio ODE de Divulgação: Astronomy Picture of the Day (APOD) site criado por Robert J. Nemiroff e Jerry T. Bonnell
  • Prémio ODE de Desenvolvimento: Michèle Gerbaldi
  • Prémio ODE de Educação: Rosa Doran
The three 2022 IAU Astronomy Outreach, Development and Education Recipients

Os vencedores dos Prémios ODE da IAU 2022.

Os prémios vão ser entregues na XXXI Assembleia Geral da IAU (IAUGA2022) em Busan, Coreia do Sul, em agosto deste ano.

 

Rosa Doran – Prémio ODE de Educação em Astronomia da IAU

Segundo o comunicado de imprensa da IAU: “o prémio ODE Educação 2022 foi atribuído a Rosa Doran pelas suas poderosas conquistas inclusivas, inovadoras, inspiradoras, abrangentes e transformadoras em educação em astronomia ao longo de mais de três décadas. Rosa Doran organizou, garantiu financiamento, ajudou a coordenar e liderou vários projetos de pequena e grande escala em países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento, que chegaram a milhares de professores e alunos em todo o mundo. É uma fabulosa influenciadora e tornou-se uma líder global. Como registou uma das pessoas que a nomearam: o seu objetivo é mudar o mundo através da educação em astronomia.”

Citada no comunicado, Rosa Doran declara: “sempre me senti ligada ao Universo e com vontade de saber mais. Em determinado momento da minha vida, percebi que a astronomia pode ser uma forte motivação para transformar a noção que os humanos têm de si próprios e do seu lugar no cosmos. Este prémio é para mim realmente inesperado e sinto-me muito honrada e emocionada ao recebê-lo. Levarei este tesouro comigo para garantir que a minha jornada terá ainda mais impacto ao inspirar as novas gerações a abraçar o seu poder.”

Rosa Doran nasceu e começou os seus estudos em São Paulo, Brasil, e veio para Portugal depois de ter completado a licenciatura em Física, prosseguindo com um Mestrado em Altas Energias e Gravitação pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. A sua paixão pela astronomia levou-a a estudar Buracos Negros e também a fundar em Portugal, em 2001, juntamente com um grupo de astrofísicos e astrónomos, o NUCLIO, que tinha como objetivo inicial a divulgação da astronomia. Cedo, o NUCLIO virou-se para a educação e para formação de professores, em especial na área das ciências, e hoje leva a inovação e desenvolvimento na educação a todas as partes do mundo.

Rosa Doran doutorou-se em Ensino das Ciências pela Universidade de Coimbra e, além de presidente do NUCLIO, ajudou a fundar e é Chair do Galileo Teacher Training Program (uma das maiores redes mundiais de formação de professores em astronomia), esteve na génese da Global Hands-on Universe Association da qual é presidente do Conselho Executivo, é Chair do Grupo Lusófono de Astronomia para o Desenvolvimento (PLOAD) e vice-presidente do Painel de Educação do COSPAR (Committee on Space Research), entre muitos outros projetos.

 

Prémios ODE de Desenvolvimento e de Divulgação em Astronomia da IAU

 Os prémios ODE foram também atribuídos nas áreas do Desenvolvimento e Divulgação em astronomia.

A investigadora Michèle Gerbaldi, do Instituto de Astrofísica de Paris, vai receber o Prémio ODE de Desenvolvimento 2022 pelas suas contribuições excecionalmente vastas e sustentadas para o desenvolvimento e criação de competências usando a astronomia como ferramenta durante a sua longa carreira. O trabalho de Michèle Gerbaldi tem incidido em especial no mundo em vias desenvolvimento, onde já deixou um valioso legado. Particularmente notável tem sido o seu papel de liderança na organização de diversas Escolas Internacionais para Jovens Astrónomos (ISYA) destinadas a alunos de mestrado em países em vias de desenvolvimento. Fundou e desenvolveu o programa AstroLab, que liga alunos e professores a astrónomos profissionais, levando-os a desenvolver pensamento criativo, bem como técnicas e metodologias de investigação através da observação com telescópios remotos. O trabalho de Michèle Gerbaldi tem sido uma valiosa contribuição para o desenvolvimento sustentável.

O Prémio ODE de Divulgação 2022 foi atribuído à APOD (Astronomy Picture of the Day) por mais de 25 anos de curadoria da Imagem Astronómica do Dia, que agora está disponível em mais de 20 idiomas, é vista por milhões de pessoas e usada em salas de aula de todo o mundo. A APOD tem sido preponderante para estimular o interesse pela astronomia: cada uma das imagens é acompanhada uma legenda explicativa, razão pela qual são muito usadas nos ensinos básico, secundário e universitário. As imagens são contributos de astrónomos profissionais e amadores, e cada vez mais de astrofotógrafos, e cobrem uma ampla gama de tópicos, desde a Radiação Cósmica de Fundo às galáxias mais distantes e até às auroras terrestres.

Citada no comunicado de imprensa da IAU, Ewine van Dishoeck, fundadora destes prémios, disse: “Chegou a hora da IAU celebrar não apenas a excelência em investigação, mas também em outras áreas que são perspetivas cada vez mais importantes de ser astrónomo. Estes primeiros vencedores incorporam os mais altos padrões em divulgação, desenvolvimento e educação e são uma inspiração para muitos de nós.”

A próxima atribuição de Prémios ODE irá decorrer na Assembleia Geral de 2024, na África do Sul.