O projeto OAS – Open Astronomy Schools, coordenado pelo NUCLIO, fez parte das comemorações do centenário da União Astronómica Internacional (IAU100), em 2019.

O OAS convidou a comunidade já existente de professores e formadores, envolvidos em eventos de formação de professores desde 2009, no âmbito de projetos como o Galileo Teachers Training Program, Universe Awareness e outros.

O projeto global OAS lançou uma série de desafios e oportunidades especialmente pensados ​​para a comunidade educativa. Foi usada a abordagem de construção da comunidade prevista no projeto OSOS (Escolas Abertas para Sociedades Abertas) para envolver os principais interessados.

As escolas no centro das comunidades desempenharam um papel fundamental no projeto que pretendeu alcançar resultados importantes e levar a visão OSOS para ambientes formais e não-formais em todo o mundo. Criação de oportunidades de formação de professores, seleção de ferramentas e recursos adaptados para integrar aspetos sociais e culturais das comunidades locais, integração de oportunidades de pesquisa para enriquecer as aulas, combate à poluição luminosa foram alguns dos projetos que o OAS pretendeu implementar. Em todo o mundo, as partes interessadas foram convidadas a tornar-se membros do movimento Open Schooling.

Mais informação no site do projeto:
http://open-astronomy-schools.org