LeDS - Learning Digital Skills through Arts and Performance - logo

Financiado pela União Europeia, 2021-2-PT01-KA210-SCH-000048809

Co-funded by the European Union

Financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as dos autores e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.

O projeto LeDSLearning Digital Skills through Arts and Performance – visa desenvolver uma abordagem STEAM inovadora para mostrar de que modo as artes podem ser aplicadas no início, meio e fim de uma atividade STEAM focada em competências digitais e onde todas as disciplinas estão perfeitamente integradas.

Ao longo do projeto, alunos e professores de Portugal e da Grécia vão criar performances de dança e circo aéreo com recurso a elementos digitais, de modo a mostrar o potencial do STEAM e a deixar uma mensagem sobre a importância da diversidade humana e ambiental.

Para atingir este objetivo, a equipa do LeDS vai trabalhar em conjunto com alunos e professores na produção de um kit de ferramentas digitais (Digital Creations Toolkit) para programar soluções eletrónicas para aplicações de arte que possam reagir a alterações ambientais e que poderão incluir luz, som, movimento, etc. Com a ajuda do kit de ferramentas, os participantes irão desenvolver performances sobre o tema “Um Universo de Diferenças” para sensibilizar sobre a diversidade na natureza e no desenvolvimento humano. No final, os alunos irão apresentar a performance à sua comunidade.

Através da abordagem LeDS STEAM, os alunos irão desenvolver importantes competências digitais, bem como competências académicas, sociais e emocionais, como criatividade, colaboração, comunicação, pensamento crítico, tolerância, autoestima e autoconfiança, entre outras. Os professores irão também tornar-se mais qualificados tanto no que diz respeitos às competências digitais como à educação STEAM.

O kit de ferramentas final ficará disponível para quem quiser recriar as atividades.

O LeDS é uma parceria Erasmus+ de pequena escala.

Recursos Abertos do Projeto

Vídeos

Co-funded by the European Union - Inovlabs - NUCLIO -AcroFit - Perfolie Arte - Ellinogermaniki Agogi