Geo-Academy - logo

Financiado pela União Europeia – REF: ERASMUS-EDU-2022-PEX-TEACH-ACA, grant agreement nº 101104693.

Duração: junho de 2023 – junho de 2026

Co-funded by the European Union

Financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.

GEO-Academy
Ferramentas para melhorar as competências digitais, verdes e espaciais dos professores rumo a uma Educação STEAM eficaz para o Desenvolvimento Sustentável.

O projeto GEO-Academy pretende dar aos professores em formação e no ativo competências para integrar Sistemas de Informação Geoespacial (SIG), Observação da Terra (OT), Deteção Remota (DR) e e Narrativa Digital Geoespacial nas escolas para o ensino do desenvolvimento sustentável. A finalidade é criar uma comunidade (GEO-Hub) para professores na Europa, oferecendo recursos gratuitos e acessíveis e melhorando as suas competências digitais, espaciais e verdes.

Objetivos

  • Integração de geotecnologias (SIG, DR e OT) e de narrativa digital nas práticas educativas.
  • Oportunidades de aprendizagem flexíveis e abordagens de desenvolvimento profissional avançadas.
  • Dar apoio à comunidade escolar para o estudo dos fenómenos climáticos do ponto de vista holístico.
  • Dar aos professores novas competências (digitais, verdes, espaciais) para prepararem os alunos para carreiras nas áreas geoespacial e ambiental.
  • As escolas como inovadores sociais e parceiros ativos nos esforços em prol da sustentabilidade e das mudanças climáticas.

Coordenação do projeto: NTUA (National Technical University of Athens)

Parceiros: Lund University (Suécia), Eurisy (França), Cyprus Pedagogical Institute (Chipre), University College of Teacher Education Tyrol (Áustria), Universidade de Coimbra (Portugal), European University Cyprus (Chipre), Austrian Space Forum (Áustria), Ellinogermaniki Agogi (Grécia), NUCLIO (Portugal), Spotln (Grécia), Professional Forum for Education (Bulgária).

Mais informações no site do projeto:
https://geoacademy.eu/