O Observatório do Lago Alqueva (OLA), em Monsaraz, prepara-se para receber, entre 13 e 25 de outubro, a Monsaraz Mars Analog Mission, a primeira missão análoga (missão que simula em Terra o ambiente de Marte) realizada em habitat em solo português.
A missão integra o World’s Biggest Analog, uma iniciativa internacional que conduzirá a maior missão de simulação espacial de prova de conceito para se preparar para viver e trabalhar no espaço, unindo múltiplos habitats e investigação colaborativa na Terra. A participação portuguesa no WBA marca um novo passo na consolidação de Portugal no mapa internacional da exploração espacial análoga.
Saiba mais sobre a Monsaraz Mars Analog Mission.
O NUCLIO será o parceiro educativo e de outreach, assegurando a ligação da missão às escolas e à comunidade em geral, no seguimento da recente missão análoga para estudantes, a missão EXPLORE 1, no âmbito do projeto EXPLORE.
Junte-se às sessões escolares e conheça a equipa da Monsaraz Mars Analog Mission

O NUCLIO convida a sua escola para um evento online único, que ligará as salas de aula à Missão Análoga a Marte, no OLA, em Monsaraz. Os seus alunos terão um acesso exclusivo ao interior da missão e interagirão com a equipa em tempo real!
Participe nas sessões especiais para as escolas, que incluirão uma sessão de perguntas e respostas com os astronautas análogos e uma visita virtual ao habitat da missão e ao centro de controlo (MICO-VIE).
Esta é uma oportunidade fantástica para motivar os seus alunos para as áreas STEM e levar os temas do espaço, tecnologia e exploração espacial à sua sala de aula.
Sessões Escolares (em português):
- 16 de outubro de 2025 – 10:00 (hora de Lisboa)
- 22 de outubro de 2025 – 10:00 (hora de Lisboa)
Monsaraz Mars Analog Mission
A missão Monsaraz Mars Analog Mission integra a iniciativa internacional World’s Biggest Analog (WBA), a maior missão de simulação espacial, que combina múltiplos habitats e investigação colaborativa na Terra, abrindo caminho para o futuro da vida humana no espaço.
Após o sucesso da Missão CAMões – realizada em novembro de 2023 nos Açores, dentro da Gruta do Natal, na Ilha Terceira – esta nova experiência leva agora o espírito de exploração científica até ao coração do Alentejo, onde investigadores e astronautas-análogos irão simular condições semelhantes às de Marte.
Ao longo das duas semanas de operação, serão realizadas experiências científicas diversificadas e testadas tecnologias, como um software inovador ou drones, incluindo projetos em colaboração com instituições internacionais, reforçando a relevância científica da missão.
A equipa da Missão Monsaraz, que irá entrar no habitat que simula uma estação espacial em Marte, é composta por três investigadores portugueses – Pedro Pedroso, Rafael Rebelo e Diogo Paupério e por duas jovens cientistas internacionais, Florence Basubas e Nadine Duursma, das Filipinas e dos Países Baixos.
O Centro de Controlo da Missão será dirigido pela da investigadora do INESC TEC Ana Pires, a primeira mulher portuguesa cientista-astronauta e comandante da missão CAMões, juntamente com Slavka Carvalho Andrejkovičová, da Universidade de Aveiro e colaboradora na NASA.

Comandante de Equipa

Responsável de Comunicação / Engenheira de Suporte

Engenheiro de Voo / Especialista em Robótica

Responsável Científico / Geólogo Planetário

Responsável Médica e Executiva
Diretoras do Centro de Controlo de Missão de Monsaraz


A liderança do projeto em Monsaraz, a operacionalidade e gestão do habitat são da responsabilidade do Observatório do Lago Alqueva (OLA).
A liderança científica e tecnológica fica a cargo do INESC TEC, numa parceria com a NATIXIS.
A missão conta também, uma vez mais, com o apoio da Associação Os Montanheiros, líderes da Missão CAMões.
O NUCLIO é o parceiro educativo e de outreach.