É com muito orgulho que anunciamos que o projeto inSTEAM foi selecionado como um exemplo de boas práticas dos projetos Erasmus+ pelo site espanhol SEPIE (Servicio Español para la Internacionalización de la Educación), o portal do Serviço Espanhol para a internacionalização da Educação!

O InSTEAM selecionado pelo SEPIE

O inSTEAMInclusive Environmental STEAM Education with Online Labs – foi um projeto cofinanciado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia, coordenado pela Universidade de Deusto (País Basco, Espanha), em parceria com o NUCLIO (Portugal), a Ellinogermaniki Agogi (Grécia) e a Universidade de Chipre (Chipre). Teve a duração de dois anos: de outubro de 2019 a setembro de 2021.

O inSTEAM teve como objetivo estabelecer o caminho para uma educação ambiental STEAM inclusiva, inovadora e interdisciplinar que reduz as disparidades no acesso e envolvimento com o ensino digital. Para isso, o projeto criou uma série de recursos de aprendizagem online, disponibilizando aos alunos problemas do mundo real para resolverem, alimentando a sua curiosidade e aumentando seu interesse pela investigação.

Foram desenvolvidas 25 lições inclusivas com base em inquiry sobre três tópicos gerais: Alterações Climáticas, Gestão da Água e Energias Renováveis, que estão disponíveis nos idiomas nacionais do projeto, bem como em inglês.

Prontos para serem usados, quer no ensino a distância quer no presencial, estes ILSs (Inquiry Learning Spaces – Cenários de Aprendizagem por Inquiry) usam os princípios do Desenho Universal para Aprendizagem (UDL – Universal Design for Learning) e seguem quatro abordagens de impacto inclusivas: científica, socioeconómica, de escola aberta e cultural.

Um dos 25 ILSs

Os professores receberam orientação sobre como implementar, adaptar e até criar cenários, através de oficinas online, sessões de formação e eventos multiplicadores.

Evento Multiplicador em Portugal

A divulgação do projeto foi realizada através de eventos, como a conferência internacional de professores inSTEAM, newsletters, redes sociais e as redes da comunidade internacional de professores.

Mais de 30.000 pessoas foram beneficiadas com este projeto!