O projeto Learning from the Extremes aborda as desigualdades de acesso à educação digital em áreas remotas, com baixa conectividade e acesso limitado ou inexistente a recursos educacionais digitais.

Este projeto vai financiar escolas de áreas remotas e de baixa densidade populacional na aquisição de infraestruturas, ferramentas e conteúdos TIC. As escolas participantes contarão ainda com apoio para delinear e concretizar um plano de desenvolvimento digital, com formação de professores e parcerias com outras escolas e com a comunidade. Verifique neste Google Maps se a sua escola pertence à área abrangida pelo projeto.

➤ A 15 de maio abriu o concurso para que as escolas apresentem as suas propostas e possam obter apoio. O financiamento dos projetos selecionados será de 10 000 a 20 000 EUROS e estes terão uma duração até 12 meses.
O convite à apresentação de propostas termina a 30 de Setembro, às 16:00 (hora de Portugal)

Convidamos todos os interessados que queiram conhecer melhor o projeto a participar numa sessão online de esclarecimentos, numa destas datas:

➤ 7, 12 ou 19 de Julho – 16:00-18:00

No contexto do projeto, as escolas remotas e de baixa densidade populacional seguem a definição de escolas em zonas predominantemente rurais, conforme a definição do Eurostat, i.e., a freguesia tem de ter uma classificação DEGURBA de 3, que pode ser consultada em https://ec.europa.eu/eurostat/web/nuts/local-administrative-units, no ficheiro EU-27-LAU-2021-NUTS-2021.xls.

➤ Em Portugal, as escolas TEIP que se encontram nesta classificação terão prioridade.

Mais sobre o projeto:

O projeto envolverá mais de 100 escolas rurais de 10 países europeus (Grécia, Portugal, Chipre, Croácia, Irlanda, Finlândia, Bulgária, Romênia, Itália, Espanha).

Learning from the Extremes é co-financiado pelo programa PPPA da Comissão Europeia com o acordo de subvenção No.LC-01760255/10105266 LfE

Para mais informações, visite o site do projeto, bem como as redes sociais:

http://www.learningfromtheextremes.eu/

https://www.facebook.com/learning.from.the.extremes/