sun4all_DtCIntrodução

O Concurso “Mini Congresso Solar” está integrado no projecto Discover The Cosmos e tem como entidades organizadoras o Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra e o NUCLIO – Núcleo Interativo de Astronomia. O objetivo deste Concurso é promover o interesse dos alunos, e dos professores, pela astronomia através da utilização de infra estruturas disponibilizadas por estas entidades.

O primeiro prémio para os professores é aliciante, a participação, com tudo pago, numa ação de formação aceditada promovida pelo NUCLIO numa das ilhas dos Açores.

O trabalho colaborativo entre a comunidade científica, os professores e os alunos permitirá a exploração de recursos científicos em sala de aula – instrumentos de investigação, software científico, simulações, aplicações de visualização e bases de dados. As atividades educacionais, enriquecidas com estas ferramentas, poderão promover o conhecimento do método científico e uma maior proximidade entre a ciência e a escola, motivando os alunos para uma carreira científica.

A partilha entre pares é fundamental e por esse motivo este concurso, assim como o Projeto Discover The Cosmos, privilegia a criação de um roteiro das atividades educacionais, de modo a que contenha toda a informação necessária para que seja possível a sua reprodução por outros colegas. Esta documentação será uma referência para as partes interessadas – investigação educacional, professores, alunos, executores da política educacional, entre outros.

Disposições Gerais

  1. O concurso, organizado pelo Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra e pelo NUCLIO – Núcleo Interativo de Astronomia, é de âmbito nacional e destina-se aos alunos e professores das escolas portuguesas, públicas ou privadas. Os professores podem ser de qualquer área curricular desde que sejam professores dos alunos em questão.
  2. Os participantes apenas poderão apresentar um trabalho, em grupos de um professor e, no máximo, 3 alunos. Todos os grupos terão de ter, no mínimo, um professor e um aluno.
  3. São admitidos a concurso todos os trabalhos que resultem da aplicação, manipulação ou reprodução, dos espetroheliogramas (imagens do Sol – mais informações na página do “Sol para Todos”) obtidos pelo Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra e cujo repositório é na página do Discover The Cosmos.
  4. As imagens do Sol, utilizadas neste concurso, têm de fazer parte da coleção de imagens do Sol disponibilizadas no site Discover The Cosmos ao longo do mês de Abril (uma imagem por dia). O trabalho pode incidir apenas sobre umas dessas imagens ou todas.
  5. Os trabalhos que não incluam os espetroheliogramas, obtidos através do site, serão eliminados do concurso. Em caso de dúvida sobre a classificação do trabalho apresentado e, consequentemente, da sua admissibilidade a concurso, a decisão é da exclusiva responsabilidade do júri do concurso. A participação no concurso implica a autorização automática dos concorrentes para a colocação dos planos de aula produzidos, no âmbito do concurso, na página do projeto “Discover The Cosmos” e eventual utilização dos mesmos pelos pares educacionais.
  6. As inscrições estão disponíveis a partir do dia 1 de Abril até ao dia 10 de Maio de 2013, através desta página. Todos os inscritos receberão um email a confirmar a sua inscrição.
  7. Após a inscrição, serão candidatos ao concurso todos os grupos que entregarem, por email (jmfernan@mat.uc.pt) até ao dia 10 de Maio de 2013 um plano de aula de 45 minutos, que terá de ser apresentado de acordo com o modelo proposto e que tem de ter como base os espetroheliogramas do Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra (disponibilizados no site).
  8. O plano deve ser anexado em formato pdf, conforme o modelo, até um máximo de 5 páginas (excluindo anexos). Neste documento deve ser claro o papel dos alunos e do professor na realização da atividade, os recursos necessários e os objetivos da aprendizagem. Valorizam-se atividades que promovam a curiosidade dos alunos e a sua participação ativa. O resultado deste plano de aula será, em caso do trabalho ser selecionado, apresentado no Mini Congresso Solar. Os anexos poderão ser fotografias, desenhos, gráficos, vídeos, ficheiros ou pasta ZIP.
  9. Só serão considerados os trabalhos enviados até ao dia 10 de Maio de 2013 e cuja receção tenha sido confirmada por correio eletrónico.
  10. O Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra e o NUCLIO não se responsabilizam por qualquer extravio dos trabalhos enviados.
  11. A avaliação do Júri ocorre em dois momentos distintos, sendo o primeiro a avaliação documental de todos os trabalhos submetidos a concurso (até dia 15 de Maio de 2013), avaliando-se a estrutura e a apresentação do trabalho, o rigor científico e o nível de criatividade. O júri escolherá de entre todos os planos de aula, entregues até dia 10 de Maio de 2013, 10 selecionados para apresentarem o trabalho no Mini Congresso Solar.
  12. Os grupos vencedores da primeira seleção do júri serão informados por correio eletrónico até dia 20 de Maio de 2013.
  13. O segundo momento de avaliação decorre durante o Mini Congresso Solar, a 9 de Junho de 2013, que decorrerá no Observatório Astronómico de Coimbra. O trabalho produzido em sala de aula, com base no plano de aula entregue na primeira fase, terá de ser apresentado pelos alunos. O júri escolherá os três grupos de vencedores avaliando a criatividade do trabalho apresentado, da gestão dos recursos, a clareza do discurso, o rigor científico e a originalidade. Nenhum formato de apresentação será excluído.
  14. A entrega dos prémios será realizada no Mini Congresso Solar. A apresentação do resultado do trabalho produzido em sala de aula será realizada apenas pelos alunos – mesmo que os professores participem na apresentação, a não inclusão dos alunos na mesma implica a exclusão do concurso.
  15. Serão atribuídos três prémios, correspondendo ao 1º, 2º e 3º lugar:
    • 1º Prémio:
      • Professor: Ação de formação creditada e dinamizada pelo NUCLIO numa das ilhas do Arquipélago dos Açores (viagem, alojamento e alimentação incluídos).
      • Alunos: Um dia no Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra (viagem, alojamento e alimentação incluídos) + Solarscope.
    • 2º Prémio::
      • Professor: Alojamento de 2 noites para 2 pessoas na Reserva Dark Skies Alqueva.
      • Alunos: Solarscope.
    • 3º Prémio:
      • Professor: Ação de formação creditada e dinamizada pelo NUCLIO, em Portugal continental, numa das localidades e datas já agendadas durante o ano de 2014.
      • Alunos: Material escolar.
  16. O júri reserva-se o direito de não atribuir prémios, caso a qualidade dos trabalhos apresentados não o justifique. O júri reserva-se ainda o direito de atribuir menções honrosas.
  17. Todas as informações sobre o concurso poderão ser obtidas junto do coordenador do concurso – Doutor João Fernandes (jmfernan@mat.uc.pt), diretor do Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra.
  18. O júri terá um número impar de membros e será constituído por investigadores e professores.
  19. Das decisões do júri não há possibilidade de recurso.
  20. Os casos omissos serão resolvidos e decididos pela direção do Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra e pela direção do NUCLIO.
  21. Os concorrentes assumirão o compromisso de conhecer e cumprir este Regulamento e respeitar as decisões adotadas pelo Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra e pelo NUCLIO.
  22.  A organização do concurso é coordenada pelo Doutor João Fernandes (jmfernan@mat.uc.pt), diretor do Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra.

 

Inscrições