cafe_ciencia_330O formato “Café Ciência” pretende falar de ciência de uma forma leve e descontraída com a oferta de bebidas quentes e bolinhos. Esta atividade, que normalmente decorre num Sábado próximo da fase de Quarto-Crescente da Lua é constituída por uma apresentação breve sobre um tema astronómico da atualidade, proferida por cientistas e especialistas nas diferentes temáticas escolhidas, seguida de uma conversa, que se quer animada, entre cientistas e público. Sempre que as condições meteorológicas permitirem a noite termina com uma sessão de observação noturna com telescópios.

Os temas são escolhidos consoante as efemérides astronómicas ou relacionadas com momentos marcantes da exploração espacial.  O NUCLIO procura trazer a Cascais cientistas que estejam de alguma foram envolvidos na investigação de cada tema escolhido.  No ano letivo de 2013/ 2014 esta oferta passa a ser dinamizada também nas escolas em co-organização com os estudantes (integrado no programa Universo na minha escola CAFÉ À LUZ DAS ESTRELAS).

A atividade tem início pelas 21h30 (21h00 no dia 3 de Maio) e as datas e temas planeados para o ano 2013/2014  no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal em S. Pedro do Estoril são:

14 de Dezembro 2013 – Missão Gaia

André Moitinho de Almeida – SIM

Missão da Agência Espacial Europeia, cujo lançamento está previsto para Novembro de 2013,  que fará o maior mapa 3D da nossa galáxia e revelará informação importante relacionada com a formação e evolução da Via Láctea.  O satélite possibilitará ainda a descoberta de planetas extra-solares, asteroides e outros pequenos corpos do Sistema Solar, anãs castanha e ainda a observação de supernovas e quasares. Esta missão tem uma importante componente para a educação e será certamente integrada na oferta formativa do NUCLIO.

5 de Abril de 2014 – Do meio interestelar à função de massa inicial

Miguel Centeno Moreira – NUCLIO

3 Maio de 2014 – As novas observações e os desafios para a Cosmologia

C. Sofia Carvalho – CAAUL

3 Junho de 2014 – Enigmas de Marte

José Saraiva – NUCLIO (20h30 – Escola Básica 2, 3 Piscinas, Lisboa)

19 Julho de 2014 – Poluição Luminosa na Noite das Estrelas CANCELADO

O tema da poluição luminosa continua a ser foco de preocupações múltiplas de várias áreas da ciência: astrónomos, biólogos, ambientalistas, etc. Em Julho deste ano traremos a Portugal um grande evento dedicado à luta contra a poluição luminosa. Este café ciência estará integrado no encerramento das atividades do programa Dark Skies Rangers que, em principio, culminará com um apagão numa zona central do Concelho de Cascais