O NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia, com o apoio do Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal e da Câmara Municipal de Cascais promove a realização mensal da “Astronomia em Crescente”.

Esta actividade, que normalmente decorre no Sábado próximo da fase de Quarto-Crescente da Lua, a partir das 21h30, é constituída por uma apresentação sobre um tema astronómico e, caso as condições meteorológicas o permitam, por uma sessão de observação nocturna com telescópios.

Algumas das sessões decorrerão sob o formato “Café Ciência”, uma conversa com um ou mais cientistas, num ambiente mais informal com uma bebida quente e um bolinho a “alimentar a discussão”.

Os títulos exatos das palestras, bem como os palestrantes ainda estão em fase de definição. No entanto para o ano lectivo de 2012/2013, as datas e temas da “Astronomia em Crescente” deverão ser:

  • 2012

15 de Setembro – Café Ciência – “Buracos negros na sala de aula?!“, por Fraser Lewis (Universidade de Glamorgan e Faulkes Telescope)

27 de Outubro – “ESO: 50 anos!”, por Miguel Moreira (CAAUL, ISEC & NUCLIO)

24 de Novembro – “Higgs – Nobel da Física 2013?”, por Pedro Abreu (IST, LIP e SPF)

15 de Dezembro  – Café Ciência com Babak Tafresh lider do programa internacional “The World at Night” (TWAN) e Miguel Claro.

  • 2013

19 de Janeiro – “Curiosity em Marte”, por José Saraiva (CERENA & NUCLIO)

16 de Fevereiro – “SKA – Square Kilometer Array”

23 de Março  13 de Abril – “A missão GAIA” CANCELADO

20 de Abril – Café Ciência: “A noite dos Cometas”. Com início às 20h30 inclui a apresentação do documentário “Viagem às Estrelas” do American Museum of Natural History.

18 de Maio – “Detecção de Exoplanetas“, por João Gregório (Grupo Atalaia)

15 de Junho 29 de Junho (21h00) – Café Ciência: “As luzes que escondem as estrelas”, por Connie Walker (NOAO).  Integrada na FESTA DAS ESTRELAS.

A actividade tem inicio às 21:30 no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, na Estrada Marginal, São Pedro do Estoril.

Mais informações pelos telefones 214 815 924 ou 960 356 909.

Resumos

Buracos negros na sala de aula?!, por Fraser Lewis
(Universidade de Glamorgan e Faulkes Telescope)

Para além da investigação científica na área dos buracos negros e estrelas de neutrões, o Dr. Fraser está envolvido em projetos de divulgação e ensino da ciência utilizando os telescópios robóticos Faulkes. A conversa começa na investigação e continua nas mãos dos participantes que poderão descobrir como poderão colaborar ativamente nos projetos que estão agora a ser lançados numa parceria entre o Faulkes e o NUCLIO.

Viagem às Estrelas, documentário produzido pelo American Museum of Natural History

Inédito em Portugal, “Viagem às Estrelas” é um curto documentário para planetários  narrado por Whoopi Goldberg. Começa há treze mil milhões de anos, com o nascimento das primeiras estrelas, e revela-nos o presente e o futuro do nosso próprio Sol. Produzido com as melhores e mais recentes imagens e modelos científicos, é uma fascinante combinação de Ciência e Arte (Traduzido para português por Ricardo Silva).

Detecção de Exoplanetas, por João Gregório (Grupo Atalaia)

Todos nós já ouvimos falar dos exoplanetas mas surge-nos a pergunta: Afinal como é que os detectamos. O objectivo da palestra é dar uma ideia geral dos vários métodos ao dispor para efectuar a detecção dos longinquos e debeis exoplanetas, o interessante é que os decobrimos mesmo sem os ver.

João Gregório: Astronomo amador desde 2003 dedicou-se aos exoplanetas em 2006, foi convidado para participar na pesquisa de exoplanetas em 2007 pelo XO-Project através do qual foi co-descobridor de 2 exoplanetas o XO-4b e XO-5b. Nunca mais deixou a pesquisa a qual continua até hoje, sempre que pode vai observar á Atalaia com os seus camaradas do Grupo Atalaia.

www.atalaia.org

www.atalaia.org/gregorio