ConhecerSOl.jpg “Conhecer o Sol” é um projecto lançado pela Câmara Municipal de Cascais e pelo NUCLIO às escolas do 3º ciclo e secundárias. O objectivo é levar os alunos a conhecerem melhor a nossa estrela através de observações realizadas por eles mesmos. Num esforço interescolar, pretende-se construir um analema solar com observações efectuadas por alunos de diversas escolas ao longo de um ano. Outras actividades incluem a monitorização da actividade solar e a determinação da velocidade e período de rotação do Sol. As actividades decorrerão no Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal, onde serão expostos os resultados do projecto no final do ano lectivo.


ConhecerSOl.jpg “Conhecer o Sol” é um projecto lançado pela Câmara Municipal de Cascais e pelo NUCLIO às escolas do 3º ciclo e secundárias. O objectivo é levar os alunos a conhecerem melhor a nossa estrela através de observações realizadas por eles mesmos.
Num esforço interescolar, pretende-se construir analemas solares, determinar os pontos cardeais utilizando o Sol, calcular o período de rotação do Sol e monitorizar a actividade solar com observações efectuadas por alunos de diversas escolas ao longo do ano. Cada grupo de alunos contribuirá com uma sessão de observação e será a colaboração entre as diferentes escolas que permitirá alcançar os objectivos definidos. Os alunos poderão ainda observar o Sol em diferentes comprimentos de onda e utilizando vários telescópios.
Caso as observações não se possam realizar devido ao mau tempo, os alunos participarão em experiências e/ou construirão modelos que ilustram alguns fenómenos, como por exemplo, os eclipses, as estações, a cor do céu.
Para o 1º período do ano lectivo 2006/2007 estão programadas as seguintes datas para as observações, que decorrerão no Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal (Estrada Marginal, S. Pedro do Estoril):
Outubro: 6, 12, 18, 24, 27
Novembro: 2, 8, 14, 17, 23, 29
Dezembro: 5, 13
As datas previstas para o 2º período são:
Janeiro: 5, 11, 17, 23
Fevereiro: 2, 8, 14, 20
Março: 2, 8, 14, 20
As escolas podem escolher um dos seguintes horários:
1ª Sessão: 10h15 – 11h45
2ª Sessão: 14h15 – 15h45
Cada grupo, com um limite de 25 alunos, participará numa sessão de observação. A mesma escola pode inscrever-se em mais do que uma data, dando oportunidade a diferentes turmas de participarem no projecto. Clubes de Ciências também são bem-vindos.
No próximo dia 11 de Outubro está prevista uma sessão de esclarecimentos para os professores, no Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal, às 18:30.
A inscrição formal das escolas no projecto deverá ser feita pelo número 214643670. A Câmara Municipal de Cascais providencia transporte às escolas do Concelho de Cascais. Será cobrado 3,5 € por aluno.
O que é um analema?

Se olharmos para o Sol todos os dias, à mesma hora, no mesmo lugar, será que o Sol aparece sempre na mesma posição no céu? A resposta é não, devido a dois factores: o eixo de rotação da Terra está inclinado relativamente ao plano da sua órbita e a órbita da Terra não é perfeitamente circular, mas sim elíptica.
Verifica-se que, ao longo do ano, o Sol vai percorrendo uma curva fechada, chamado analema. A fotografia ao lado mostra um analema em Atenas, para as 12:00 (hora local). A forma do analema depende do local e da hora a que se efectuam as observações.
Produzir analemas exige um número elevado de observações de grande precisão. Cada escola contribuirá com uma sessão de medições, e, ao completarmos um ano de observações, os dados de todas as escolas participantes permitirão produzir um analema fotográfico e outro por projecção, no Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal.
O Sol roda?
ss607-l.jpg Medir a velocidade de rotação do Sol está ao alcance de todos. Tal como Galileu Galilei, podemos procurar manchas solares, registar a sua posição e segui-las ao longo de alguns dias. Cada escola recolherá, num dia, os dados relativos à localização das manchas solares que forem visíveis. A cada duas semanas, as observações podem ser agrupadas e a velocidade e período de rotação do Sol calculada.
Não se passa nada no Sol?
ciclosolar.jpg A aparente pacatez que nós associamos ao Sol no nosso dia-a-dia é muito enganadora. O Sol é extremamente activo, tanto no seu interior, onde produz uma quantidade brutal de energia, como na sua atmosfera, onde o campo magnético é responsável por fenómenos espectaculares, incluindo as manchas solares. A actividade solar pode ser medida pelo número de manchas solares que o Sol apresenta. Embora o número de manchas solares seja variável, as variações são regulares: os máximos (períodos de maior número de manchas solares) sucedem-se a intervalos de aproximadamente 11 anos. O último máximo de actividade solar ocorreu em 2000, de forma que estamos a aproximarmo-nos do mínimo. Será interessante registar a actividade solar ao longo do ano.
Qualquer dúvida, contacte-nos!