Financiado pela União Europeia. Grant Agreement nº 2024-1-IE01-KA220-SCH-000247956.
Duração: dezembro de 2024 – novembro de 2027
Financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as dos autores e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.
O projeto STEMMOS tem como objetivo a criação de um programa educativo para formar os professores no ensino das ciências da Terra, da Lua e de Marte (EMMO), com vista a reforçar as competências dos alunos nas áreas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). O projeto dá especial relevância a atividades práticas que promovam a criatividade, o pensamento crítico, o trabalho em equipa e a capacidade de resolução de problemas.
O programa de formação STEMMOS combina rigor científico com abordagens de aprendizagem hands-on envolventes, dando aos educadores o conhecimento e as ferramentas necessários para ensinarem os mais recentes temas das ciências espaciais nas escolas. As escolas e centros de formação que implementarem os programas educativos STEMMOS irão promover uma cultura de curiosidade científica e inovação, alcançando uma comunidade mais alargada (incluindo pais, decisores políticos e o público em geral) através de atividades e eventos de sensibilização e de plataformas digitais, com o objetivo de reforçar o apoio à educação STEAM e à preservação do ambiente.
O STEMMOS irá organizar sessões de formação a nível nacional e internacional, incluindo uma escola de verão em 2026, com o objetivo de dar aos educadores competências essenciais. Um portal online disponibilizará a todos os educadores interessados vários módulos de formação em formato MOOC. No final, para apresentar os resultados e conquistas do projeto, realizar-se-á um Festival de Ciência Espacial na Irlanda, destacando o envolvimento dos alunos com as ciências espaciais.
Coordenação: Blackrock Castle Observatory (Irlanda).
Parceiros: NUCLIO (Portugal), Ellinogermaniki Agogi (Grécia), STEM Education Ltd (Bulgária), National Observatory of Athens (Grécia), Österreichisches Weltraum Forum Verein (Áustria).
Mais informação no site do projeto:
https://stemmos.eu/
