Imagem do eclipse parcial do sol de 4 Jan. 2011. Crédito: Neil Parley, U.K.

Imagem do eclipse parcial do sol de 4 Jan. 2011.
Crédito: Neil Parley, U.K.

No próximo domingo, dia 3 Novembro de 2013, ocorre um Eclipse Sol, que em Portugal será apenas parcial. Este evento será acompanhado por astrónomos e aficionados no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal em S. Pedro de Estoril entre as 11h30 e as 13h30.

A observação é aberta ao público e realizada pelo NUCLIO – Núcleo Interativo de Astronomia e a futura “Casa de Astronomia”, disponibilizando telescópios e equipamento de proteção adequado. A participação é gratuita.

Este eclipse é algo raro, chamado eclipse híbrido (eclipse total e eclipse anular), que se estende numa faixa estreita de visibilidade desde a Florida/EUA até a Etiópia na costa leste africana.

Portugal está sob os limites extremos da sombra da lua. Em Lisboa apenas 14% do sol será ocultado pelo nosso satélite natural, sendo por isso considerado um eclipse solar parcial.

Em oito anos, este é o primeiro eclipse solar visível em Portugal,  a próxima oportunidade de ver um eclipse em Portugal será apenas em 2015.

Participantes e visitantes podem observar e fotografar a nossa estrela e o progresso do eclipse de forma totalmente segura. Especialistas na matéria do Universo estarão presentes para responder quaisquer questões e para facilitar a observação do evento.

Horas dos contactos – dia 3 de novembro:
primeiro contacto:   11:35 horas
eclipse máximo:      12:22 horas
último contacto:     13:10 horas

ATENÇÃO: NUNCA OBSERVE O SOL SEM A PROTECÇÃO ADEQUADA!!

SÓ ÓCULOS E FILTROS ESPECIALIZADOS SÃO SEGUROS!!