nuclio_pilot_days_332O Núcleo Interactivo de Astronomia vai promover ao longo do ano lectivo 2105/2016 uma série de actividades sob a designação “NUCLIO Pilot Days” centrados nos projetos “Inspiring Science Education” (ISE), “Digital Schools of Europe” (DSoE) e “Go-Lab”,  juntamente com ações de sensibilização/divulgação do projeto Science on Stage (SonS).

science_on_stage_headerlogo_iselogo_golab_j

Haverá em todos os pilot days uma sessão especial dedicada ao projeto Science on Stage, projeto europeu que oferece aos professores a oportunidade de partilhar ferramentas e metodologias para o ensino inovador das ciências. Pretende-se com esta iniciativa promover a partilha de experiências inovadoras e promover a seleção de algumas destas experiências que serão depois apresentadas no próximo festival Science on Stage, que decorrerá em 2017 na Hungria. Se tiver alguma atividade inovadora traga para partilhar com os colegas.

Teremos ainda sessões dedicadas aos projetos Go-lab e/ou Inspiring Science Education, especialmente dedicada aos professores piloto destes projetos ou àqueles que tenham interesse em se associar aos projetos. Nestas sessões pretende-se apresentar vários cenários que utilizam plataformas digitais para promover a aprendizagem pela metodologia de Inquiry Based Learning.

DSoELogoVamos também dar a conhecer  um novo projeto que pretende avaliar a competência digital das escolas, o Digital Schools of Europe,  seguindo um programa oficial na Irlanda e que tem tido muito sucesso. O NUCLIO é parceiro deste projeto e pretende trazer este exemplo para Portugal. Duas escolas em Portugal terão a oportunidade de visitar vários países e conhecer as boas práticas que determinam as competências digitais de professores e alunos.

A participação nos NUCLIO Pilot Days é livre, mas por questões logísticas pedimos que efectue a sua inscrição no formulário no final desta secção.

Sessões programadas

  • 5 de dezembro 2015 no CIAPS em S. Pedro do Estoril/Planetário Calouste Gulbenkian, Lisboa (SonS / DSoE)
  • 16 de janeiro 2016 em Mamarrosa, Oliveira do Bairro (SonS / Go-Lab) – Instituto de Educação e Cidadania
  • 30 de janeiro 2016 na Serra da Estrela (SonS / ISE) (local a confirmar)
  • 13 de fevereiro 2016 em Loulé (SonS / Go-Lab)  (tarde: Escola Secundária de Loulé; noite: Centro Ciência Viva do Algarve)
  • 20 de fevereiro 2016 em Braga (SonS / ISE) (Museu D. Diogo de Sousa)
  • 27 de fevereiro 2016 em Setúbal (SonS / ISE) – (Escola Secundária D. Manuel Martins)
  • 30 de abril 2016 em Lisboa (data e local a confirmar) :
    • Pilot Day (Cosmic Light / SonS / ISE)
    • Evento Nacional de Seleção para o Festival Science on Stage Europe 2017 que decorrerá na Hungria,Debrecen em junho/julho 2017

Inscrições

A carregar…

Programas das Sessões

  • 10,00h às 13,00h   Metodologia inquiry-based science education (IBSE) – Apresentação de projetos SonS e ISE e/ou Go-Lab e/ou Digital Schools of Europe
  • 14,30h às 18,30h  Construção de um cenário educativo (hands-on em PC)
  • 21,00h às 22,30h  Café Ciência
  • 22,30h às 23,30h  Observação do céu com telescópios

Ao longo do dia – Feira de Projetos de Ensino – promovida por professores e organizações locais

Aguarda-se confirmação da acreditação da formação com 0,5 crédito de formação profissional para professores.

Cartazes das Sessões

NUCLIO Pilot Days 2015/2016

cartaz do Pilot Day00782pilot_braga2016

pilot_setubal2016