O NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, promove, no dia 29 de Junho de 2013, mais uma edição da FESTA DAS ESTRELAS, evento destinado à partilha de sucessos e experiências, entre professores e alunos, em projetos promovidos durante o ano letivo de 2012/2013. Este ano a Festa incluí também a NOITE DAS ESTRELAS, uma sessão de observação noturna junto à Praia dos Pescadores, com a iluminação pública em redor da Baía de Cascais desligada!

Nesta edição, daremos destaque a vários projetos dinamizados a nível nacional e internacional, como o IASC (programa internacional de pesquisa de asteróides) e o Dark Skies Rangers. Para este último, temos o enorme prazer de poder contar com a presença da sua coordenadora internacional, a Dra. Constance Walker (NOAO – National Optical Astronomical Observatories).

NOTA: está prevista uma sessão especial de formação Dark Skies Rangers dada pela Dra. Connie Walker no dia 30, domingo, pelas 15h, na Casa da Horta, Cascais. Pode inscrever-se e consultar os detalhes do local da formação no link acima.

Durante este ano letivo, várias foram as escolas que contribuíram com os seus excelentes trabalhos para uma mudança de mentalidades e a promoção da preservação do nosso céu noturno. Um ano letivo que abrangeu vários tipos de atividades em todo o Portugal continental e ilhas, como palestras, observações noturnas, visionamento de filmes, exposições e encontros entre a comunidade educativa e cientistas/investigadores (Café Ciência).

A destacar também as sessões de formação para professores, acreditadas pelo CCPFC,  que decorreram de norte a sul do país no âmbito dos projetos Europeus “Discover the Cosmos”, “Open Discovery Space” e “Go-Lab” e que pretendem envolver toda a comunidade em projetos inovadores para o ensino das ciências.

O trabalho desenvolvido pelas escolas portuguesas tem sido apresentado como pioneiro a nível internacional, estimulando as escolas de todo o mundo a inovar as suas atividades.

No programa deste ano temos de manhã workshops para estudantes com observação do Sol e em paralelo a apresentação de vários projetos que foram promovidos  este ano letivo nas escolas.

A tarde começa com a partilha pelos professores e alunos das suas experiências e termina com a entrega dos certificados de participação nos vários projetos e um concerto de músicas do mundo com os  “EVREN”.

À noite, a partir das 21h00, teremos uma série de atividades abertas a todos, nomeadamente: um café ciência, com Connie Walker, dedicado ao tema “As luzes que escondem as estrelas” e a Noite das Estrelas, a sessão de observação do céu noturno, na Baía de Cascais, onde haverá um “apagão” da iluminação pública durante 1 hora.

Inscrição

O evento é de acesso livre, mas solicitamos a inscrição dos interessados por dois motivos:

  • ter uma ideia aproximada do número de participantes por motivos logísticos
  • recolher as contribuições dos professores e alunos que queiram partilhar a sua experiência

A inscrição é efetuada preenchendo este formulário.

Local

Durante o dia, o evento decorre na Casa das Histórias Paula Rego em Cascais. O Café Ciência terá lugar no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal em S. Pedro do Estoril e a Noite das Estrelas decorre na Baía de Cascais, junto à Praia dos Pescadores.

 Programa

Início

Fim

Apresentação

Orador

10h00

-10h30

Atividades implementadas no concelho de Cascais *

Rosa Doran

10h30

-11h00

Formação contínua de Professores *

Luísa Almeida

11h00

-11h15

Intervalo para café

11h15

-11h30

The Discover the Cosmos – IBSE *

Lina Canas

11h30

-11h40

A Procura de Asteroides nas Escolas Portuguesas *

Ana Costa

11h40

-11h50

Dark Skies Rangers *

Nelson Correia e Rita Guerra

11h50

-12h00

Mini-congresso Solar *

João Fernandes

12h00

-12h30

eTwinning *

Rita Zurrapa (a confirmar)

12h30

-14h00

Almoço

14h00

-16h00

Apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelas escolas no ano letivo 2012/2013

16h00

-16h15

Fotografia de grupo

16h15

-16h30

Intervalo para café

16h30

-18h00

Concerto – “Evren”Entrega dos certificados de participação nos projetos a alunos e professores pela Dra. Constance Walker (Coordenadora Internacional do projeto Dark Skies Rangers)

18h00

-21h00

Intervalo para jantar

21h00

-22h30

Café Ciência – “As luzes que escondem as estrelas”

(Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal)

23h00

-01h00

Noite das Estrelas na Baía de Cascais

* No período da manhã irá decorrer em paralelo um Workshop para alunos e observação do Sol.