Digital Schools of Europe

Como resultado do sucesso do projeto “Irish Digital Schools of Distinction“, que criou um esquema de avaliação e reconhecimento do uso das tecnologias digitais nas escolas irlandesas, e na sequência de consultas de uma série de países da UE em relação à sua aplicação, foi criado o “Digital Schools of Europe”  para explorar as melhores práticas na utilização das TIC nas escolas e explorar sistemas de acreditação nos vários países participantes.

Este projecto tem dois objectivos paralelos:

1. O intercâmbio de boas práticas entre escolas em 8 países da UE (alunos na faixa etária 4-14) no uso de tecnologias digitais para melhorar o ensino e a aprendizagem.

2. Cada parceiro irá investigar a viabilidade da implementação de um sistema de acreditação para as escolas com base na sua utilização das tecnologias digitais, utilizando o “Irish Digital Schools of Distinction” como um modelo para a discussão.

O projeto junta instituições de 8  países Europeus: Irlanda, Finlândia, Dinamarca, França, Itália, Espanha, Suécia e Portugal. Cada parceiro é convidado a envolver no mínimo duas escolas do seu país. Essas escolas serão convidadas a participar num projecto eTwinning com outras escolas do projeto.

Serão realizadas 3 reuniões internacionais do projeto em cada ano. Todos os encontros irão incorporar:

(a) As oportunidades de observação de boas práticas no uso das tecnologias digitais

(b) oportunidades para discutir os aspectos práticos do desenvolvimento de um sistema de acreditação para as escolas do país anfitrião

(c) Reunião de representantes das organizações parceiras em relação ao planeamento, monitorização e avaliação do desenvolvimento do projeto

Resultados esperados:

1. Recomendar um conjunto de critérios e estruturas em relação à padronização de um sistema de reconhecimento das Escolas Digitais da Europa, e desenvolver uma ferramenta de auto-avaliação on-line para as escolas avaliarem a sua capacidade no que respeita à sua integração de ferramentas digitais.

2. Relacionada com estes critérios, e informados pelas práticas observadas no decorrer do projeto, será desenvolvido um website interativo, recomendando e destacando as práticas mais eficazes para ajudar os professores e escolas a desenvolver as suas capacidades digitais.

 

 

eu_flag_co_funded_pos_[rgb]_right small

Comments are closed.