Open Discovey Space logoSubmeta um cenário educativo inovador e interessante através do portal “Open Discovery Space” e ganhe uma viagem à próxima escola de verão que irá decorrer de 12 a 18 de Julho de 2015 em Ática na Grécia. Adicionalmente o vencedor nacional ficará ainda habilitado a concorrer a nível internacional, numa competição promovida entre todos os países concorrentes.

Quem pode participar?

O Concurso Nacional ODS é destinado a professores de escolas do ensino básico e secundário.

Como participar?

Para participarem, os professores têm de seguir os seguintes passos:

  1. registar-se no Portal ODS na comunidade “ODS National Contest PT”, o link directo é: http://portal.opendiscoveryspace.eu/community/ods-national-contest-pt-774667
    ou, se já está registado no Portal, pode seguir o link acima e pedir para aderir à comunidade “ODS National Contest PT”. Se não receber a confirmação do registo no prazo de 24h contactar Rosa Doran (rosa.doran@nuclio.pt).
  2. criar na comunidade “ODS National Contest PT” o seu cenário educativo utilizando as ferramentas e recursos existentes no Portal ou adicionando novos recursos. O manual em português de como criar cenários pode ser consultado aqui. Se preferir pode utilizar um “template” alternativo que pode ser acedido aqui (tem de fazer login para poder aceder ao link anterior, selecione  “create from scratch” nessa página).
  3. fazer o upload para o seu cenário de um PDF com a descrição do cenário educativo, contendo não mais de 6 000 caracteres, incluindo possíveis gráficos ou imagens, de forma a não exceder 2 MB e 3 páginas A4 – em português.
  4. (Opcional)- fazer upload para o seu cenário de um PDF com a descrição da implementação do cenário em contexto de sala de aula feito pelo professor, não excedendo os 4 000 caracteres nem uma página A4 – em português.
  5. informar o NUCLIO da sua candidatura através deste formulário.
O prazo para a entrega é: 15 de janeiro de 2015.

Critérios de Avaliação

Um júri nomeado pelo NUCLIO irá avaliar as candidaturas de acordo com a inovação, relevância e sucesso do cenário, de acordo com os seguintes critérios:

  1. QUALIDADE: o cenário está bem escrito, completo e bem estruturado;
  2. INOVAÇÃO: o cenário utiliza métodos inovadores, novas abordagens, novas ligações curriculares, novos grupos de pessoas envolvidas, etc;
  3. ENTUSIASMO/CARÁCTER LÚDICO: o cenário proporciona entusiasmo e divertimento para os alunos e não somente uma simples experiência de aprendizagem;
  4. OPEN DISCOVERY SPACE: o cenário utiliza muitas das funções do ODS, ideias, comunidades, ligações, etc;
  5. PERSONALIDADE: o cenário desenvolve a personalidade dos alunos participantes e tem em conta a sua diversidade;
  6. TRABALHO EM EQUIPA: o cenário aumenta capacidade dos alunos de trabalharem em equipa;
  7. ÉTICA: o cenário inclui ou aborda assuntos tais como o género, descriminação, inclusão, saúde, imigração, desvantagens sociais, que motive os alunos a contribuir para o avanço da nossa sociedade e da vida na Terra;
  8. ECONOMIA: o cenário alerta os alunos que existem custos associados a cada atividade ou experiência, relacionados por exemplo com custos de equipamento, tempo de trabalho envolvido, problemas a terem em conta, valores de mercado, etc;
  9. LIGAÇÕES: o cenário inclui ligações com outros grupos, países, pessoas, necessidades especiais, etc.

O júri irá atribuir para cada um dos oito critérios um máximo de 5 pontos. Ao critério 7., ÉTICA, será atribuído um valor de 10 pontos. A soma de todos os critérios terá um máximo de 50 pontos.

Cada candidatura será avaliada pelo menos por três membros do júri.

Os membros do júri são absolutamente independentes e não têm qualquer relação com os candidatos.

Prémio

Todos os vencedores de cada país participante irão receber como primeiro prémio, oferecido pelo ODS, a oportunidade de participarem na próxima escola de verão, que irá decorrer de 12 a 17 de Julho de 2015 em Ática, Grécia – mais detalhes da escola de verão poderão ser encontrados no website ods.ea.gr.

Adicionalmente o vencedor nacional, terá de traduzir o seu cenário para Inglês e após upload do seu trabalho vencedor no portal ODS (até 20 de fevereiro de 2015) ficará automaticamente habilitado a concorrer ao concurso a nível europeu, sendo o prémio um iPad atribuído pelo ODS Europeu.

Anúncio dos vencedores

Cada participante será informado da sua avaliação.

A decisão do júri para o vencedor nacional será anunciada até dia 31 de janeiro de 2015

A decisão do júri para o vencedor internacional será anunciada até dia 1 de maio de 2015.

Nota: os prémios não podem ser trocados por dinheiro ou nenhum outro equivalente. Os professores são responsáveis pelo conteúdo do seu cenário educativo. Os organizadores não são responsáveis pelo conteúdo submetido pelos professores.