obs_noturna_telescopiosEsta atividade substitui a anterior “Astronomia em Crescente” e pretende proporcionar ao público em geral uma experiência diferente de observação astronómica.

A noite começa com uma breve apresentação sobre o que se pretende observar e munidos com seus próprios telescópios ou recorrendo aos telescópios do NUCLIO os participantes são desafiados a fazer um exercício de observação astronómica com apoio dos guiões do projeto “E agora eu sou Galileo”. Este programa de sucesso do Ano Internacional da Astronomia conta com o apoio do NAOJ (National Astronomical Observatories of Japan).

Se assim o desejarem, os participantes poderão inclusive adquirir um kit para construção do seu próprio telescópio e aprender connosco os conceitos e dicas básicos para sua utilização. Este ano em particular é um excelente ano por permitir a observação dos mais interessantes objetos visíveis a olho nu.

Datas e Temas para 2013/2014

  • 3 de Novembro (11h30)– Eclipse parcial do Sol (simultaneamente em Cascais e em São Tomé)
  • 7 de Dezembro (18h00)O Planeta Vénus e as suas fases
  • 11 de Janeiro – Júpiter e as suas Luas
  • 8 de Fevereiro – Orion e o berçário de estrelas
  • 8 de Março – A Lua e as suas crateras
  • 13 de Abril (15h00)O Sol e as manchas solares
  • 10 de Maio –Saturno e seus anéis
  • 7 de Junho – Marte o planeta vermelho

Estas atividades integram-se na proposta portuguesa para o programa internacional (“Astronomers without borders”) do qual o NUCLIO é o representante oficial. As datas foram escolhidas especificamente para garantir a melhor condição de observabilidade do objeto proposto.

Local e Acesso

A atividade é de acesso livre e decorre no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, em São Pedro do Estoril, a partir das 21h30, embora por vezes, dependendo das condições de observação, o horário possa variar.

Detalhes sobre o local e forma de chegar podem ser consultados nesta página.

Guiões “E agora eu sou Galileu”

Júpiter:

Lua:

Saturno:

Sol:

Vénus: