Acção acreditada pelo CCPFChandson_destaque

Acção de formação para professores

O curso vai decorrer na Escola Padre Joaquim Maria Fernandes, Tapada da Portagem, Sousel, durante os meses de janeiro e fevereiro de 2015.

Calendário:

  • 16 janeiro 2015: 17h30 às 22h00
  • 17 janeiro 2015: 9h às 13h e 14h às 18h
  • 27 fevereiro 2015: 17h30 às 22h00
  • 28 fevereiro 2015: 9h às 13h e 14h às 18h

Registo nº: CCPFC/ACC-69425/12        Validade:  2015-02-03

Área de Formação: A          Formação Contínua, Curso de formação

Nº total de horas: 25     Créditos 1

Código Área: A06 – Astronomia Código Destinatários: 14 – Professores dos Ensinos Básico e Secundário

A presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário de acordo com o artigo 5º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores e não releva para a progressão em carreira para efeitos de aplicação do nº 3 do artigo 14º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores.

Propina de participação:  50 EUR (este preço é especial por estarmos a oferecer o curso no âmbito do projecto INSPIRING SCIENCE EDUCATION)

Entidade Formadora: NUCLIO-Núcleo Interactivo de Astronomia (CCPFC/ENT-AP-0342/13 – válido até 24/01/2016)

Informaçõesgeral@nuclio.pt

Objectivos a atingir

Com este curso pretende-se que os professores solidifiquem conceitos e conhecimentos fundamentais de Astronomia, tendo em conta as matérias curriculares dos programas escolares, através de recursos práticos. Os professores devem ficar a dominar os recursos de forma a poderem utilizá-los na sala de aula, adaptados à faixa etária dos seus estudantes. Pretende-se ainda que os professores tomem conhecimento de projectos de investigação em curso, nos quais as escolas podem participar. Os professores devem ficar aptos a participar nestes projectos e espera-se que o façam com os seus alunos.

REGIME DE AVALIAÇÃO DOS FORMANDOS

A ação de formação é objeto de avaliação qualitativa e quantitativa. A escala de avaliação quantitativa é de 1 a 10 valores, sendo a avaliação considerada positiva se for igual ou superior a 5 valores.

A escala de avaliação qualitativa relaciona-se com a escala de avaliação quantitativa da seguinte forma:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – de 6,5 a 7,9 valores;
Regular – de 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – de 1 a 4,9 valores.

A avaliação dos formandos será feita tendo em conta a assiduidade do formando e a realização de um trabalho.

Assiduidade (30%): a um número de faltas igual ou inferior a 3 horas é atribuída a classificação de 10 valores; a um número de faltas igual a 4 horas é atribuída a classificação de 9 valores; a um número de faltas igual a 5 horas é atribuída a classificação de 8 valores; a um número de faltas igual a 6 horas é atribuída a classificação de 7 valores; a um número de faltas igual a 7 horas é atribuída a classificação de 6 valores; a um número de faltas igual a 8 horas é atribuída a classificação de 5 valores; um número de faltas superior a 8 horas (um terço da duração do curso), determina automaticamente a não aprovação do formando não havendo lugar nem à atribuição de créditos nem à respetiva certificação.

Realização de um trabalho (70%): elaboração de um plano de aula sobre um tema curricular da área de ensino do docente em que é utilizado um dos recursos computacionais abordado no curso. Este trabalho será avaliado quantitativamente de 1 a 10 valores tendo em conta a clareza, o rigor, a criatividade e a adequação da aula.

A classificação final é a média ponderada da avaliação da assiduidade, 30%, e da avaliação do trabalho, 70%.

INSCRIÇÃO, PAGAMENTO E QUESTÕES BUROCRÁTICAS

Inscrições

[display_during end_day_time=”January 12, 2015 10:00 pm” message=”<strong>Inscrições encerradas!</strong>”] [wpgform id=’5718′] [/display_during]

Pagamento

Após a inscrição receberá um e-mail com as indicações sobre o pagamento do curso. Após ter efetuado o pagamento deverá enviar-nos o comprovativo do mesmo e nessa altura receberá um e-mail de confirmação da inscrição.

Questões burocráticas

Número mínimo de formandos: 10
Número máximo de formandos: 20

Uma semana antes da data prevista para o inicio do curso será tomada a decisão sobre a realização do mesmo em função da existência, ou não, do número mínimo de inscritos. Se o curso não se realizar os inscritos terão direito à devolução dos valores que tenham pago. A desistência da participação que nos seja comunicada até 1 semana antes do inicio do curso terá direito à devolução dos valores pagos. Desistências que ocorram a menos de 1 semana do inicio do curso não terão direito a qualquer devolução.

PROGRAMA

  • Recursos computacionais (10 horas)
    – Stellarium: software planetário que permite simular o céu noturno.
    – Celestia: software planetário que permite simular viagens no espaço.
    – Introdução ao SalsaJ: software de processamento de imagens astronómicas.
    – Sun4all: projeto do Observatório Astronómico de Coimbra para o estudo do Sol.
    – Google Lua, Terra & Marte: software de estudo da Lua, Terra e Marte.
    – Utilização destes recursos na sala de aula: exemplos, matérias a lecionar, interação entre disciplinas, etc…
  • Recursos não computacionais (7 horas)
    – Construção de espectroscópios com materiais não dispendiosos.
    – Instrumentos construídos com base em cartolinas: calculadora planetária; relógios de Sol; constelações 3D; o céu na palma da mão.
    – Utilização destes recursos na sala de aula: exemplos, matérias a lecionar, interação entre disciplinas, etc…
  • Ciência do Cidadão (3 horas)
    Introdução aos projetos lançados pelos grandes observatórios – Projecto Galaxy Zoo: estudo de galáxias – Projecto Moon Zoo: exploração da Lua – Solar StormWatch: estudo do tempo espacial – Utilização destes recursos na sala de aula: exemplos, matérias a lecionar, interação entre disciplinas, etc…
  • Investigação científica na sala de aula (4 horas) Introdução a alguns projetos de investigação que permitem a participação de escolas – International Asteroid Search Campaign – programa de descoberta e estudo de asteroides; – Extra-solar planets – programa de descoberta e estudo de planetas extrassolares.
  • Elaboração/discussão de trabalho para avaliação (1 hora)