Rosa Doran, presidente do NUCLIO, recebeu hoje, 2 de agosto, na Cerimónia de Abertura da XXXI Assembleia Geral da IAU (IAUGA2022) em Busan, Coreia do Sul, a primeira edição do Prémio de Educação em Astronomia da União Astronómica Internacional (IAU).

Este é um dos três novos prémios criados pela IAU no início deste ano e reconhecem indivíduos e organizações que contribuíram de forma notável para as áreas de divulgação, desenvolvimento e educação em astronomia. Os prémios foram criados através de um fundo instituído pela ex-presidente da IAU Ewine van Dishoeck).

O Prémio ODE Educação 2022 foi atribuído a Rosa Doran pelas suas conquistas em educação em astronomia ao longo de mais de três décadas, conquistas que se destacaram por ser inclusivas, inovadoras, inspiradoras, abrangentes e transformadoras. Rosa Doran tem organizado, garantido financiamento, ajudado a coordenar e liderado vários projetos de pequena e grande escala que chegam a milhares de professores e alunos em todo o mundo. É uma fabulosa influenciadora e tornou-se uma líder global que pretende mudar o mundo através da educação em astronomia.

Rosa Doran nasceu e começou os seus estudos em São Paulo, Brasil, e veio para Portugal depois de ter completado a licenciatura em Física, prosseguindo com um Mestrado em Altas Energias e Gravitação pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. A sua paixão pela astronomia levou-a a estudar Buracos Negros e também a fundar em Portugal, em 2001, juntamente com um grupo de astrofísicos e astrónomos, o NUCLIO, que tinha como objetivo inicial a divulgação da astronomia. Cedo, o NUCLIO virou-se para a educação e para formação de professores, em especial na área das ciências, e hoje leva a inovação e desenvolvimento na educação a todas as partes do mundo.

Rosa Doran doutorou-se em Ensino das Ciências pela Universidade de Coimbra e, além de presidente do NUCLIO, ajudou a fundar e é Chair do Galileo Teacher Training Program (uma das maiores redes mundiais de formação de professores em astronomia), esteve na génese da Global Hands-on Universe Association da qual é presidente do Conselho Executivo, é Chair do Grupo Lusófono de Astronomia para o Desenvolvimento (PLOAD) e vice-presidente do Painel de Educação do COSPAR (Committee on Space Research), entre muitos outros projetos.

No comunicado de imprensa da IAU sobre a atribuição dos prémios, Rosa Doran declarou: “sempre me senti ligada ao Universo e com vontade de saber mais. Em determinado momento da minha vida, percebi que a astronomia pode ser uma forte motivação para transformar a noção que os humanos têm de si próprios e do seu lugar no cosmos. Este prémio é para mim realmente inesperado e sinto-me muito honrada e emocionada ao recebê-lo. Levarei este tesouro comigo para garantir que a minha jornada terá ainda mais impacto ao inspirar as novas gerações a abraçar o seu poder.”

A equipa do NUCLIO aproveita esta oportunidade para dar os parabéns à nossa extraordinária presidente, de quem tanto nos orgulhamos!

 

Os prémios ODE foram também atribuídos nas áreas da Divulgação e do Desenvolvimento em astronomia:

  • Prémio ODE de Divulgação: Astronomy Picture of the Day (APOD) site criado por Robert J. Nemiroff e Jerry T. Bonnell
  • Prémio ODE de Desenvolvimento: Michèle Gerbaldi

A próxima atribuição de Prémios ODE irá decorrer na Assembleia Geral de 2024, na África do Sul.