Synapses - logo

Financiado pela União Europeia, grant agreement: 101102346.

Duração: Junho de 2023 – Maio de 2026

Co-funded by the European Union

Financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.

O projeto SYNAPSES pretende mostrar como os programas de ensino, para professores em formação ou no ativo, relativos à Cidadania para a Sustentabilidade (CS) podem ser interligados e enriquecidos com vista a desenvolver uma significativa oferta conjunta de dimensão europeia. A Cidadania para a Sustentabilidade (CS) tem grande potencial para gerar agentes de mudança que não só projetem, mas também implementem soluções para as alterações climáticas.

O SYNAPSES irá criar uma Academia de Formação para Diretores Escolares e Professores Erasmus+ sobre Ensino da Cidadania para a Sustentabilidade (CS) para garantir e salvaguardar o impacto a longo prazo das atividades propostas. Serão organizadas atividades de formação para ajudar os professores a conceber aulas mais eficazes e envolventes, usando em sala de aula métodos inovadores de ensino (com base em investigação, projetos e jogos) e ferramentas inovadoras (acesso a grandes bases de dados científicos, experiências virtuais e remotas, animações), para que a aprendizagem dos alunos sobre o ambiente, a ciência e a tecnologia possa ser pensada de uma forma diferente e melhorada. Simultaneamente serão oferecidas oportunidades de mobilidade com o objetivo de permitir que a Academia se torne um fórum de troca de conhecimento, um centro de informação que dará apoio, desenvolverá e promoverá o ensino da Cidadania para a Sustentabilidade (CS).

O consórcio SYNAPSES é composto por 10 organizações de 7 países europeus: University of Bayreuth (Alemanha), Ellinogermaniki Agogi (Grécia), Institute of Educational Policy (Grécia), NUCLIO (Portugal), European School Heads Association (Países Baixos), Dublin City University (Irlanda), Dublin West Education Centre (Irlanda), Masaryk University (Chéquia), Sigtunaskolan Humanistiska Läroverket (Suécia).

Mais informação no site do projeto:
https://synapses-academies.eu/