O principal objetivo do GO-GA – Go-Lab Goes Africa é adaptar e implementar o bem-sucedido ecossistema educativo Go-Lab em África, primeiro testando em três países e expandindo posteriormente para mais utilizadores e mais países.

O ecossistema  Go-Lab, desenvolvido no âmbito de um projeto europeu FP7,  está agora a ser desenvolvido e implementado na Europa no âmbito do projeto H2020 Next-Lab. Este projeto oferece aos alunos experiências científicas e tecnológicas ricas, desafiadoras e socialmente incorporadas que moldam o seu conhecimento de ciência e tecnologia, juntamente com capacidades cognitivas e sociais. O Go-Lab pretende aumentar o interesse em ciência e tecnologia, oferecendo um ambiente envolvente com o objetivo de diminuir o nível de abandono escolar dos alunos. Combinando “inquiry” e  “21st century skills“, espera contribuir para uma força de trabalho melhor preparada.

O GO-GA baseia-se nos desenvolvimentos alcançados no projeto Go-Lab e atualmente no projeto H2020 Next-Lab. A sua finalidade é levar o Go-Lab para fora da Europa, adaptar seu ecossistema às exigências africanas e implantá-lo no continente africano, o que não pode passar sem um treino extensivo de professores visando o aumento dos seus conhecimentos  pedagógicos e técnicos.  Atualmente, os recursos/conteúdos que estão disponíveis para a Educação STEM são projetados para o mundo desenvolvido. A adoção efetiva no mundo em desenvolvimento significará adaptar o conteúdo de acordo com as restrições dos países em desenvolvimento; levando em consideração a disponibilidade e o tipo de dispositivos, a falta de fornecimento constante de energia e acesso à Internet confiável e acessível.

Assim, o projeto GO-GA verá a adaptação efetiva do ecossistema Go-Lab, ministrado por uma comunidade de professores locais treinados, e testado na Nigéria, Quénia e República do Benin, e posteriormente escalado para outros quatro países africanos.

O NUCLIO é parceiro neste projeto, tendo como especial missão a área da formação de professores nos países alvo.

Para mais informação, visite o site do projeto:
http://go-ga.org