Global Hands-On Universe

O Global Hands-On Universe (GHOU) é um programa educacional que inspira os alunos investigar o Universo através de ferramentas e conceitos das ciências, matemática e tecnologia.

O projeto Hands-On Universe (HOU) teve a sua génese em 1994, nos EUA, com Carl Pennypacker, astrónomo da Universidade da Califórnia em Berkeley, que partilhou as suas ideias sobre como melhorar o ensino da astronomia, disponibilizando imagens reais de telescópios para serem estudadas por professores e alunos nas escolas. Estas ideias tiveram como resultado a criação de ferramentas de software de processamento de imagem, bem como a cooperação entre astrónomos e observatórios com vista à disponibilização telescópicos para uso nas escolas.

Alguns anos mais tarde, houve um grande interesse a nível mundial em aderir a este programa, o que levou o HOU a tornar-se global, dando origem ao GHOU – Global Hands-On Universe, uma associação formada como organização sem fins lucrativos com parceiros em todo o mundo.

O principal objetivo do GHOU é promover uma compreensão mais profunda, com base em evidências, do nosso lugar no Cosmos. A sua missão é formar professores na utilização de ferramentas e recursos modernos para o ensino das ciências e envolver os alunos em projetos científicos internacionais. O GHOU visa também promover projetos científicos interativos entre os países do GHOU e envolver educadores e alunos numa cooperação verdadeiramente global: sem barreiras nem fronteiras.

Este projecto conta com o apoio do Galileo Teacher Training Program, coordenado a nível mundial pelo NUCLIO e um dos projectos pilares do Ano Internacional da Astronomia 2009.

Mais informações no site do GHOU:
https://globalhandsonuniverse.org/