European Hands-on Universe: bringing frontline interactive astronomy to the classroom é um projeto europeu que tem como objetivo renovar o ensino das Ciências recorrendo à Astronomia e à utilização das novas Tecnologias de Informação.

O EU-HOU pretende levar o entusiasmo das descobertas científicas e o prazer de fazer ciência à jovem geração pré-universitária, através de exercícios e atividades concebidas com base nos curricula escolares e que lidam diretamente com dados reais e procedimentos utilizados pelos cientistas.

Atualmente, o desenvolvimento tecnológico permite que os alunos possam realizar as suas próprias observações astronómicas, por exemplo, utilizando webcams, ou mesmo durante a aula, através do controlo remoto de telescópios robóticos operados via internet. As imagens obtidas podem ser manipuladas facilmente na sala de aula através de um software específico (SalsaJ), simplificado para os alunos, e que foi desenvolvido no âmbito deste projeto. Os recursos pedagógicos são concebidos numa estreita colaboração entre investigadores.

O grupo alvo deste projeto são os professores do ensino secundário e do 3º ciclo do ensino básico.

O NUCLIO é o coordenador português nesta parceria de oito países europeus, liderada pela:
– Université Pierre et Marie Curie (França).

Em 2009, projecto EU-HOU recebeu a medalha de prata da Comissão Europeia, na categoria “Tecnologias de Informação e Comunicação”, durante a conferência “Inovação e Criatividade”, no âmbito do programa de Aprendizagem ao Longo da Vida: Criação, Inovação e Cooperação.

Mais informação na página oficial do EU-HOU:
http://www.euhou.net/www.pt.euhou.net/index.html