Discovery Space logo

Financiado pela União Europeia, grant agreement nº101086701 ERASMUS-EDU-2022-PI-FORWARD-LOT1.

Duração: 01/01/2023 – 31/12/2025 

Co-funded by the European Union

Esta publicação reflete apenas a opinião do autor e a União Europeia não é responsável por qualquer uso que possa ser feito das informações nela contidas.

Discovery Space: An AI-Enhanced Classroom for Deeper Learning in STEM

O Discovery Space propõe desenvolver um roteiro para a AI-Enhanced Classroom for Deeper Learning in STEM, que facilite a transformação da sala de aula tradicional num ambiente que promova a descoberta científica e monitorize e apoie o desenvolvimento de competências essenciais para todos os alunos.

O projeto começa com um exercício de pesquisa prospetiva para aumentar a compreensão do potencial, das oportunidades, barreiras, questões de acessibilidade e riscos do uso de tecnologias emergentes (sistemas de avaliação habilitados por IA combinados com interfaces AR/VR) para o ensino STEM, considerando ao mesmo tempo um enquadramento para a digitalização sustentável da educação.

O projeto irá conceber um Ambiente de Aprendizagem Exploratória (Discovery Space) para facilitar a investigação e a resolução de problemas por parte dos alunos enquanto trabalham com laboratórios virtuais e remotos. Isto será possibilitado através de ferramentas de aprendizagem contínua orientadas por IA para fornecer suporte e orientação, e com interfaces RV/RA para melhorar a experiência de aprendizagem, facilitar a colaboração e a resolução de problemas.

O Discovery Space também irá oferecer Boas Práticas em Cenários e pilotos para que professores e alunos tenham as competências necessárias para usar a tecnologia de forma criativa, crítica e inclusiva, e também para desenvolver uma Academia de Formação de Professores adequada em relação às práticas na AI-Enhanced Classroom.

Mais informação no site do projeto:
https://discoveryspace.eu/