Cospar

COSPAR

O Comité de Investigação Espacial – COSPAR (Committee on Space Research) – foi criado em 1958 pelo International Council of Scientific Unions (ICSU), agora Conselho Internacional de Ciência (International Science Council – ISC), durante uma reunião internacional ocorrida em Londres.

O COSPAR promove a investigação científica espacial a nível internacional, com ênfase no intercâmbio de resultados, informações e opiniões, e oferece a todos os cientistas um fórum aberto. O COSPAR empenha-se em garantir que possa haver vibrante cooperação internacional ao nível da investigação espacial sem bloqueios gerados por tensões ou diferenças geopolíticas.

Nos seus primeiros anos de existência, enquanto entidade que ignora considerações políticas e encara todas as questões apenas do ponto de vista científico, o COSPAR desempenhou um papel importante como ponte aberta para a cooperação espacial entre o Oriente e o Ocidente. Quando, com o declínio da rivalidade entre os dois blocos, este papel se tornou menos proeminente, o COSPAR, como organização científica interdisciplinar, concentrou os seus objetivos no progresso de todo o tipo de investigações realizadas com o uso do espaço.

 

O Painel de Educação do COSPAR

O Painel de Educação do COSPAR trabalha no desenvolvimento de meios adequados para incentivar e difundir a educação na sua vertente ligada ao espaço. O Painel reúne-se em sessões relativas à educação nas Assembleias ou em outros eventos e dá apoio a instituições ou iniciativas de educação relevantes. Trabalha com as Direções da Comissão Científica do COSPAR, Painéis e outras partes interessadas para identificar os destinatários para as ações de divulgação e educação, que podem ser escolas de ensino básico e secundário, universidades, o público em geral através dos media, estudantes, em particular, estudantes mais desfavorecidos em países onde não existam atividades relacionadas com o espaço.

Rosa Doran  – presidente do NUCLIO – é neste momento Chair do Painel de Educação do COSPAR.