Bio-Streams - logo

Horizon Europe Research and Innovation Action (BIO-STREAMS, 101080718).

Period: 2023 – 2027

Co-funded by the European Union
Project Funded by Swiss Confederation

Financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões. Este projeto recebeu financiamento do Secretariado de Estado Suíço para Educação, Pesquisa e Inovação (SERI).

O projeto Bio-Streams combina investigação com base em dados, medidas de prevenção e participação da comunidade para oferecer uma abordagem holística com vista à redução das taxas de obesidade entre crianças e adolescentes.

Este projeto visa a criar:

  1. O primeiro Biobanco de Obesidade na Infância/Adolescência da UE (Bio-Streams Biobank): Este é o primeiro centro da UE para partilha de dados relacionados com a obesidade infantil e adolescente, com o objetivo de uniformizar a recolha de dados e expandir a rede de dados entre os países.
  2. Plataforma Bio-Streams: Uma plataforma digital integrada que oferece avaliações de risco personalizadas, programas de prevenção à medida, várias ferramentas para telemóvel, incluindo a App ActiveHealth, e um hub de conhecimento, tudo isto virado para o tratamento eficaz da obesidade infantil.
  3. Uma Rede Comunitária Europeia sobre Obesidade na Infância/Adolescência (Rede Comunitária Bio-Streams): Coordenada através da Plataforma BIO-STREAMS, esta rede facilita a transmissão de conhecimento com base em provas aos stakeholders, a disseminação de boas práticas e abordagens de peso neutral, campanhas de envolvimento da comunidade para modos de vida mais saudáveis e alterações comportamentais a longo prazo, e ainda acesso a profissionais locais na área da obesidade através do Catálogo Associativo Bio-Streams.

O Bio-Streams pretende estabelecer um equilíbrio entre os domínios da saúde, técnico e socioeconómico e causar um impacto substancial na obesidade infantil. Tendo como meta que mais de metade dos participantes sigam de forma consistente as recomendações de saúde, visa também gerar hábitos mais saudáveis. O projeto é apoiado por modelos avançados de aprendizagem automática, prometendo aconselhamento personalizado de elevada precisão. Além disso, o Bio-Streams empenha-se na melhoria da qualidade de vida do seu grupo-alvo e pretende ser uma ferramenta valiosa em ambientes clínicos.

Mais informação no site do projeto:
https://www.bio-streams.eu/