Design-CT

O projeto Erasmus+ Design-CT, que visou enfrentar os desafios da digitalização no ensino escolar, concluiu com sucesso em julho deste ano. O projeto desenvolveu um enquadramento pedagógico e técnico inovador, capacitando os professores com novas competências didáticas e digitais. A última reunião do projeto, realizada na sede da IMC em Saarbrücken, Alemanha, marcou o seu término, na qual o consórcio se reuniu para celebrar as conquistas, refletir sobre a jornada e concluir o ciclo. O Design-CT contribuiu para a revolução do ensino escolar digital, oferecendo aos professores e educadores uma plataforma abrangente que reúne vários recursos e oferece espaço para a criatividade. Ao disponibilizar uma variedade de ferramentas digitais, recursos e metodologias, o projeto facilitou a integração da tecnologia nas salas de aula, melhorando a experiência de aprendizagem de alunos de várias faixas etárias.

A última reunião na sede do IMC em Saarbrücken, Alemanha, foi um momento de reflexão e retrospetiva. Os participantes discutiram o impacto do Design-CT no uso de ferramentas digitais na sala de aula, partilhando não apenas os sucessos alcançados, mas também os obstáculos enfrentados. No entanto, embora o projeto Design-CT tenha chegado ao fim, a plataforma, disponível em www.design-ct.eu, continuará a ser um recurso valioso para as escolas. Os educadores poderão aceder à biblioteca com recursos digitais diversos, bem como a uma série de unidades de formação destinadas a professores de todos os níveis de ensino, e devidamente preparadas de acordo com os diferentes níveis de competências digitais dos professores. A plataforma será atualizada com conteúdo novo para garantir que as escolas e educadores possam aceder a metodologias de ensino e recursos digitais inovadores.

Além disso, temos o prazer de anunciar que a jornada não termina aqui. O projeto Design-CT abrirá caminho para um novo capítulo com o próximo Open Teach C-Hub, um projeto que começará no próximo ano letivo. Esta próxima jornada irá construir sobre os sucessos do Design-CT e do Open Teach (um projeto europeu que promove recursos e práticas educativas abertas), levando ainda mais longe o ensino escolar digital e capacitando os educadores para prosperarem nesta era digital.

A equipa do Design-CT estende a sua sincera gratidão a todas as escolas, diretores, professores e educadores que abraçaram o projeto e contribuíram para um futuro de experiências de aprendizagem digital transformadoras para os alunos em todo o cenário educativo.

Mais informação:

Sobre o projeto Design-CT:

O Design-CT é um projeto europeu que apoia professores de todos os níveis de ensino e perfis de competências digitais a tornarem-se criadores e designers das suas próprias aulas digitais e mistas. O ecossistema Design-CT disponibiliza uma ferramenta inteligente de autoria apoiada por conjuntos didáticos integrados, que incluem modelos pedagógicos, cenários de aprendizagem, aplicações, ferramentas e recursos para ajudar os professores a criar facilmente as suas lições e atividades digitais. O ecossistema oferece suporte ao design e recomenda conteúdos de aprendizagem, permitindo assim que os professores foquem o seu tempo e esforço no que fazem melhor… guiar a jornada de aprendizagem dos seus alunos.

Para mais informações, por favor visite o site do Design-CT.

Sobre o consórcio:

Cinco parceiros da Alemanha, Portugal e Grécia formam o consórcio Design-CT:

  • imc – Information Multimedia Communication AG – imc, Alemanha
  • Núcleo Interativo de Astronomia e Inovação em Educação – NUCLIO, Portugal
  • Ellinogermaniki Agogi Scholi Panagea Savva AE – EA, Grécia
  • Verein zur Förderung moderner Lernsysteme – Lernwelt, Alemanha
  • Grundschule St. Ingbert Südschule – Südschule, Alemanha