Há uma nova exposição para ver no Paredão de Cascais.

GEODIVERSIDADE NO SISTEMA SOLAR conta com 29 painéis criados pelo NUCLIO com o apoio da Câmara Municipal de Cascais.

A diversidade geológica inclui todos os elementos e processos não vivos da natureza que constituem os ambientes geológicos. Rochas, solos, rios e lagos, assim como vulcanismo, tempestades e sedimentação fazem parte desta diversidade.

Na Terra, a geodiversidade é a base de toda a biodiversidade, pois cria as condições em que a vida se pode desenvolver e prosperar. Para sensibilizar a sociedade para a importância dos patrimónios geológicos e a necessidade da sua preservação, a UNESCO criou a Rede Mundial de Geoparques.

Nesta exposição, abrimos uma janela para a geodiversidade no Sistema Solar, tendo a Terra como o elemento mais bem estudado. Crateras, vulcões, oceanos subterrâneos são exemplos da riqueza da diversidade geológica que encontramos em outros planetas e corpos rochosos do nosso Sistema Solar.

● A exposição foi inaugurada no dia 23 de junho, às 10h, na presença da vereadora da Câmara Municipal de Cascais, Joana Balsemão, responsável pelas políticas de Ambiente, Descarbonização e Cidadania e Participação, bem como membros da C.M. Cascais, da Associação Bandeira Azul (que escolheu para tema deste ano a Geodiversidade), do NUCLIO e público em geral.

Inauguração da Exposição. Crédito: NUCLIO.
Inauguração da Exposição. Crédito: NUCLIO.
Inauguração da Exposição. Crédito: NUCLIO.

Os painéis foram apresentados por Maria Luísa Almeida, coordenadora de projetos do NUCLIO, e por José Saraiva, o nosso especialista em geologia planetária, que orientou o desenvolvimento desta exposição.

Crédito do Vídeo: Câmara Municipal de Cascais.

★ Na noite de 24 de junho, foi também organizada, em parceria com a Câmara de Cascais, uma Noite das Estrelas, com observação do céu com telescópios, junto à Piscina Oceânica Alberto Romano, local próximo aos primeiros painéis da exposição.

Noite das Estrelas. Crédito: NUCLIO.
Noite das Estrelas. Crédito: NUCLIO.
Noite das Estrelas. Crédito: NUCLIO.

A Exposição pode ser vista até 15 de setembro de 2023.

A não perder!

Foto: NUCLIO.