O Encontro Transnacional do projeto Innovation for Open Ecosystems (I4OE) aconteceu nos dias 26 e 27 de setembro, em Portugal.

Foram momentos de discussão e partilha entre os diferentes parceiros, que são oriundos de três países europeus (Grécia, Noruega e Portugal), de modo a refletir sobre as atividades realizadas e avançar com as futuras.  

No dia 1, os participantes estiveram reunidos na Junta de Freguesia de São Domingos de Rana, Cascais, onde conheceram o trabalho desenvolvido por esta instituição pública no serviço à sua comunidade local. Avançaram com a partilha de experiências entre os diferentes parceiros do projeto, em contraponto com as ações previstas no plano de trabalho do I4OE, numa discussão aberta e frutífera.

O dia terminou com a visita ao Museu Ilídio Carapeto e com uma visita guiada aos espaços do museu e ao seu espólio.

Na Junta de Freguesia de São domingos de Rana
Visita ao Museu Ilídio Carapeto

No segundo dia do encontro, os participantes visitaram o Change Makers, também em São Domingos de Rana, Cascais. A visita guiada, as muitas atividades desenvolvidas e a riqueza do espaço foram o mote para futuras colaborações envolvendo a comunidade. O encontro prosseguiu abordando aspetos operacionais relacionados com a realização do relatório que o projeto terá de apresentar proximamente à Agência Nacional Erasmus Mais.

Visita ao Espaço Change Makers
Foto de Grupo no Change Makers

Foi já no espaço da LusoSpace, também uma entidade parceira no I4OE, que a discussão culminou, depois de ter sido apresentado o trabalho de vanguarda e de alta-tecnologia que esta empresa desenvolve.  

Visita à LusoSpace
Visita à LusoSpace
Foto de Grupo na LusoSpace

O projeto I4OE tem a particularidade de reunir diferentes sectores da sociedade, desde o poder local, organizações de comunicação e educação, empresas e cidadãos comuns, num leque de atuação amplo que abrange a educação de adultos, procurando criar pontes entre todos estes sectores e a comunidade.