O Encontro Transnacional do projeto Innovation for Open Ecosystems (I4OE) aconteceu nos dias 26 e 27 de setembro, em Portugal.

Foram momentos de discussão e partilha entre os diferentes parceiros, que são oriundos de três países europeus (Grécia, Noruega e Portugal), de modo a refletir sobre as atividades realizadas e avançar com as futuras.  

No dia 1, os participantes estiveram reunidos na Junta de Freguesia de São Domingos de Rana, Cascais, onde conheceram o trabalho desenvolvido por esta instituição pública no serviço à sua comunidade local. Avançaram com a partilha de experiências entre os diferentes parceiros do projeto, em contraponto com as ações previstas no plano de trabalho do I4OE, numa discussão aberta e frutífera.

O dia terminou com a visita ao Museu Ilídio Carapeto e com uma visita guiada aos espaços do museu e ao seu espólio.

 IO4E - Junta de Freguesia de São Domingos de Rana
Na Junta de Freguesia de São Domingos de Rana
Grupo no Museu Ilídio Carapeto
Visita ao Museu Ilídio Carapeto

No segundo dia do encontro, os participantes visitaram o Change Makers, também em São Domingos de Rana, Cascais. A visita guiada, as muitas atividades desenvolvidas e a riqueza do espaço foram o mote para futuras colaborações envolvendo a comunidade. O encontro prosseguiu abordando aspetos operacionais relacionados com a realização do relatório que o projeto terá de apresentar proximamente à Agência Nacional Erasmus Mais.

Visita ao Espaço Change Makers
Visita ao Espaço Change Makers
Grupo no Change Makers
Foto de Grupo no Change Makers

Foi já no espaço da LusoSpace, também uma entidade parceira no I4OE, que a discussão culminou, depois de ter sido apresentado o trabalho de vanguarda e de alta-tecnologia que esta empresa desenvolve.  

Visita à LusoSpace
Visita à LusoSpace
Visita à LusoSpace - RV
Visita à LusoSpace
LusoSpace - foto de grupo
Foto de Grupo na LusoSpace

O projeto I4OE tem a particularidade de reunir diferentes sectores da sociedade, desde o poder local, organizações de comunicação e educação, empresas e cidadãos comuns, num leque de atuação amplo que abrange a educação de adultos, procurando criar pontes entre todos estes sectores e a comunidade.